Solenidade marca abertura oficial da Agro Centro-Oeste Familiar 2019
Evento foi realizado no Centro de Eventos Ricardo Freua Bufaiçal, da UFG, e destacou preocupação com continuidade dos investimentos em agricultores familiares. IF Goiano anuncia que Campus Ceres será sede no próximo ano
Agricultores familiares e representantes de instituições participaram na tarde da quarta-feira, 29 de maio, da abertura oficial da 17ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar 2019. A solenidade foi realizada no Centro de Eventos Ricardo Freua Bufaiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Participaram, representando o IF Goiano na solenidade, o pró-reitor de Extensão, Sebastião Nunes da Rosa Filho, e os diretores-gerais dos campi Ceres, Cleiton Mateus, e Trindade, Júlio Cezar Garcia.
Representando o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, o pró-reitor Sebastião Nunes anunciou em sua fala que a edição de 2020 da Agro Centro-Oeste Familiar será realizada no Campus Ceres do IF Goiano. "Contamos com o apoio de todos os parceiros aqui presentes para darmos continuidade a este importante evento, que tanto contribui para os agricultores familiares e sociedade", ressaltou.
Em sua fala, a coordenadora da edição 2019, Graciella Corcioli, destacou algumas ações que devem chamar a atenção nesta edição como o número de empreendimentos representados na feira, que passou de 80, e a gestão de resíduos. A Acof 2019 vai tentar reduzir a quantidade de resíduos produzidos na feira e garantir a destinação correta do material descartado.
Professora Graciella Corcioli, coordenadora da 17ª edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar
O reitor da UFG, Edward Madureira, falou um pouco sobre a história do evento que em 2013 passou a ser itinerante e ressaltou que é uma iniciativa desprovida de vaidades e que cada parceiro dá vida ao projeto. Ressaltou que a agricultura familiar agrega valor à produção do interior do estado e que esse caráter itinerante é importantíssimo.
Pela Federação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar (FETRAF) falou Alair Luiz dos Santos, que ressaltou a importância da agricultura familiar para colocar alimentos na mesa dos brasileiros. Ele também destacou a preocupação com a ameaça a programas políticos que auxiliam a agricultura familiar como a reforma agrária, a política nacional de habitação rural e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal: "Todos eles estão atualmente sob ameaça", ressaltou. Antônio Pereira Chagas também da FETRAF conclamou os representantes do governo a olhar para os agricultores familiares: "Temos força e vontade para produzir, mas precisamos de apoio do estado", afirmou.
Centro de Cultura e Eventos da UFG, onde se concentram a maior parte das atividades da Agro Centro-Oeste Familiar
Programação - A Agro Centro-Oeste Familiar ocorre até o sábado, 1º de junho, no Câmpus Samambaia da UFG. A programação conta com minicursos, atendimento à saúde para todos os visitantes, rodada de negócios, seminário científico, dia de campo sobre produção leiteira e horticultura e apresentações culturais. Uma das novidades deste ano é a rodada de negócios voltada para o Plano de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A feira, que se consolidou como o maior evento da agricultura familiar no centro-oeste brasileiro, terá um número recorde de participantes neste ano. No total, 86 expositores estarão comercializando produtos nos estandes de economia solidária e na praça de alimentação.
Pensando no grande número de produtores de leite na região, a organização da Agro Centro-Oeste vai promover inúmeras atividades sobre o setor. Outra novidade desta edição é o Prêmio Prefeito Amigo da Agricultura Familiar, que tem o objetivo de incentivar e dar visibilidade às ações das prefeituras em favor do desenvolvimento rural. O evento é aberto ao público e a programação completa está disponível no site oficial do evento.
IF Goiano - O IF Goiano participa do evento com palestras, minicursos e mesas-redondas na programação, além da realização do VIII Seminário Científico. O Seminário apresentará ao público, nos dias 30 e 31,projetos de pesquisa ou extensão em formato de pôsteres e apresentações orais, com o objetivo de fomentar a divulgação da produção técnica, científica e extensionista relacionadas à agricultura familiar e camponesa.
Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais