Campus Ceres realiza Corrida Ecológica 2019
Além da maratona tradicional, com estudantes, servidores e comunidade, evento deste ano envolveu idosos de Ceres na Caminhada Ecológica
Por Tiago Gebrim
Fotos: Alexandre Oliveira
Nesta terça-feira, 04 de junho, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou a edição 2019 de sua Corrida Ecológica. O evento ocorre dentro da programação da Semana do Meio Ambiente e atrai grande quantidade de estudantes, servidores e pessoal da comunidade ceresina e rialmense.
Neste ano, foram quase 500 inscritos, além de 80 estudantes que se envolveram diretamente na organização da Corrida Ecológica. As categorias foram divididas entre Ensino Médio Técnico, Graduação e Pós-Graduação, Servidores e Comunidade, e cada uma dessas em feminino e masculino.
O percurso da Corrida Ecológica inclui áreas asfaltadas do Campus Ceres, com saída e chegada na pista em frente ao Bloco A. No trajeto, os atletas passam pela Agroindústria e pelo Centro de Equoterapia. A partir daí, o caminho se divide conforme o gênero – masculino ou feminino.
A largada é coletiva...
Já a chegada, nem sempre...
Os participantes que seguem o trajeto masculino, de 4 km, continuam na estrada pavimentada até Ovinocultura e, de lá, passar pela Piscicultura e Suinocultura, para só então adentrar as trilhas ecológicas. No percurso feminino, com 1,5 km a menos, a entrada nas trilhas se dá logo após chegar ao Centro de Equoterapia.
Além de enfatizar o cuidado com o meio ambiente, a Corrida Ecológica tem por objetivo promover integração entre estudantes de diferentes cursos e idades, e entre esses e os servidores da unidade. A atividade aproveita o espaço físico do campus, em formato de escola-fazenda, dando especial atenção às trilhas ecológicas, que também são parte de projeto de extensão permanente.
Acima, o diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, que participou da Corrida, premia a vencedora da categoria Graduação e Pós-Graduação, Sabrina Dias
Sem categoria específica, uma das estrelas da manhã foi a beagle Pipoca, do servidor Eduardo Dias, que acompanhou o percurso
Ao centro, o estudante Matheus Santos, revelação desta edição da Corrida, chegando em 1º lugar geral em sua estreia no evento. Ao lado, na 3ª posição geral, o atleta Lucas Lopes Veloso, que conquistou 1ª colocação na categoria Graduação e Pós-Graduação e é medalhista pelo Campus Ceres em várias edições dos Jogos dos Institutos Federais
Caminhada Ecológica – Embora bastante agitado, não foi somente de corrida o dia 04 de junho. Pela primeira vez, o evento teve participação de grupos de idosos de Ceres, participantes do Projeto Conviver, do município, e moradores do Lar dos Idosos São Vicente de Paula. Eles caminharam do local de saída, em frente ao Bloco A, até a Cabana, dentro da Trilha Ecológica Curumim.
No espaço, que é reservado e silencioso, dentro da mata, participaram de diversas atividades, coordenadas em conjunto pelas servidoras Valdoméria Morgado e Gilsilene Castro, com participação dos estudantes das 3ª séries do Ensino Médio Técnico. O momento foi de acolhimento, com ações que envolveram contação de histórias, com desenhos, bem como danças e canto.
Para Gilsilene Castro, que é chefe do Setor de Eventos da Gerência de Extensão, a participação dos idosos emocionou os presentes. “Foi notória a alegria deles em serem convidados, a gratificação por participarem das atividades. Um real sentido de inclusão”, afirmou Castro.
Ao todo, foram 77 pessoas envolvidas, entre pessoal da prefeitura, cuidadores, estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Goiás (UEG), além dos próprios idosos. Também participaram a coordenadora do projeto Conviver, Sílvia Batista, a presidenta do Lar São Vicente de Paula, Tereza Luiza de Melo, e a professora Maria de Lourdes, da UEG.
Concentração para a partida da Caminhada Ecológica, cuja largada ocorreu por volta das 9h
Durante sua fala, o diretor-geral, Cleiton Mateus, comprometeu-se a organizar atividades bimestrais para promover inclusão dos idosos no cotidiano do Campus Ceres
Ação foi realizada na Cabana, área das trilhas ecológicas que se destaca por oferecer sombra, frescor e ambiente mais tranquilo
Resultado da CORRIDA ECOLÓGICA 2019:
CLASSIFICAÇÃO GERAL
Feminino
1. Geovanna de Souza Carlos Alves
2. Elaine Ferreira
3. Mônica Lau da Silva Marques
4. Renata Lorena da Silva
5. Ana Beatriz Borges Santos
Masculino
1. Matheus Souza Santos
2. Pablo Liberte Romão Borges Júnior
3. Lucas Lopes Veloso
4. Gabriel H
5. Raimundo Nonato Santos da Rocha Júnior
GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
Feminino
1. Sabrina dos Santos Dias
Masculino
1. Lucas Lopes Veloso
2. Lucas Eduardo Vieira de Castro
3. Lucas Rodrigues Dias
4. Thalison Gonçalves Barbosa
5. Max Henrique Fernandes Costa
COMUNIDADE
Masculino
1. Paulo Henrique Miranda
2. Paulo Henrique de Souza
3. Júnior Maradona
4. Rafael Balestra
Feminino
1. Elaine Ferreira
ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Feminino
1. Geovanna de Souza Carlos Alves
2. Renata Lorena da Silva
3. Ana Beatriz Borges Santos
4. Tânita Maria Souza Santos
5. Mariama Floriano do Vale Ramos
Masculino
1. Matheus Souza Santos
2. Pablo Liberte Romão Borges Júnior
3. Raimundo Nonato Santos da Rocha Júnior
4. Carlos Eduardo Rodrigues Camargos Buento
5. Kaique Nascimento Morais
SERVIDOR
Feminino
1. Mônica Lau da Silva Marques
2. Maria Dolores Martins de Araújo
3. Cláudia Correia da Silva Barros
4. Ana Paula Santos Oliveira
5. Jaqueline Alves Ribeiro
Masculino
1. Ronaildo Fabino Neto
2. Cleiton Mateus
3. Wagner Abadio de Freitas
4. Matias Noll
5. Fausto de Melo Faria Filho
>>> Acesse o álbum de fotos do evento
Ascom Campus Ceres
Redes Sociais