Câmpus Ceres realiza seu I Dia da Informática
Evento comemora o Dia do Profissional de Informática e traz programação para os três turnos desta quarta-feira, 11
Na manhã desta quarta-feira, 11 de novembro, o Câmpus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) deu início à programação do seu primeiro evento dedicado exclusivamente à área de Informática. Realizado em comemoração ao dia do profissional da área, o I Dia da Informática da unidade traz palestras de estudantes e profissionais, além de diversos minicursos, que englobam programação, uso de software livre, webjornalismo, entre outros (acesse aqui a programação).
Coordenado pelo docente Adriano Braga, o evento lotou o auditório da unidade ceresina da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Ao tomar a palavra, o professor felicitou o entusiasmo dos presentes e enfatizou que a importância de serem participativos, alegando que o sucesso profissional precisa da identificação do trabalhador com a área escolhida.
Também presente na cerimônia, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano, Elias Monteiro, lembrou aos estudantes as oportunidades oferecidas pelo Instituto. “A Educação é uma ferramenta de inclusão social”, disse, ao reforçar a importância de participar e se envolver nas atividades propostas durante o curso.
Palestras – ponto alto da manhã, a cerimônia de abertura do I Dia de Informática trouxe dois palestrantes, que falaram sobre montagem e aplicação de drones e sobre o perfil e o mercado de trabalho para o profissional de Tecnologia da Informação (TI).
O momento foi iniciado com a apresentação do estudante Estevão Veiga, do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal de Goiás (IFG). Com a palestra Drones: robôs que voam! Faça você mesmo!, o estudante fez um apanhado sobre os tipos de drones existentes, a iniciar pela definição do termo, que é aplicável a qualquer veículo automotor não tripulado.
Veiga tratou da construção dos aparelhos, identificando as peças, suas funcionalidades e os principais pontos de cuidado na seleção de componentes, como controladores de voo e rádio transmissor. Além disso, falou também sobre as diversas aplicações para os drones, como entrega de produtos comprados em comércio virtual, realização de fotos e filmagens aéreas e até envio de boias salva vidas em alto mar e desfibriladores para atendimento emergencial.
A segunda palestra da manhã foi ministrada pelo técnico em Informática Getúlio Luciano Polo, egresso do Câmpus Ceres do IF Goiano. O palestrante, que é proprietário da empresa G Tech Soluções em Informática, ministrou a palestra A tecnologia motivando o desenvolvimento.
Em sua fala, Getúlio tratou do perfil de um profissional de TI e dos desafios enfrentados no cotidiano da profissão, trazendo exemplos profissionais vividos por ele no contexto de Ceres. O técnico falou, também, das transformações tecnológicas, aplicadas a diversos produtos e realidades – como, por exemplo, na indústria automobilística – e de como estas implicam no desenvolvimento contínuo de novos produtos e soluções.
Ascom Campus Ceres
Redes Sociais