Começam as atividades do Dia Nacional da Consciência Negra
Evento organizado pelo Neabi do Câmpus Ceres trará debates, exibição de filmes, mostra fotográfica e sarau cultural, em três dias de programação
A partir desta quarta-feira, 18 de novembro, até o dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra -, o Câmpus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) sedia atividades em comemoração à data. O evento é de iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e tem intenção por em debate a condição atual do negro no Brasil.
Por meio de notícias e dados concretos, podemos constatar a triste realidade: passados mais de 120 anos da abolição da escravatura, a população preta e parda permanece sendo inferiorizada e alvo de preconceitos em diversos âmbitos. Assim, a preocupação do Neabi é, principalmente, abrir os olhos dos estudantes - muitos dos quais oriundos desta parcela étnica - para o preconceito e a discriminação racial, principalmente aqueles que ocorrem de forma velada e, por isso, são amenizados.
Atividades - A programação do evento foi iniciada com exposição de redações de estudantes das 1ª séries dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, em que a noção de discriminação e pertencimento foram trabalhadas. Além disso, há a mostra fotográfica, que convidou estudantes e servidores do câmpus para desvelarem seus traços étnicos. As peças estarão expostas durante todo o evento, nos blocos B, C e pátio da cantina do câmpus.
Nos dias 19 e 20 de outubro, o rol de atividades compreende cinedebates (exposição de filmes seguida de debates contextualizados) e sarau de música, poesia e prosa. Este último momento ainda abarcará a finalização do concurso cultural do logotipo do Neabi.
Confira a programação:
Ascom Campus Ceres
Redes Sociais