Câmpus Ceres promove atividade da campanha Novembro Azul
O chamado Café com Bate-papo reuniu cerca de 50 servidores, mulheres e homens, que tiveram oportunidade de se esclarecer sobre os riscos do câncer de próstata e os métodos de diagnóstico preventivo
Na manhã desta quarta-feira, 25 de novembro, a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (Cissp) e o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) do Câmpus Ceres promoveram o Café com Bate-papo. O evento, voltado aos servidores da unidade, foi uma ação da campanha internacional Novembro Azul, para conscientização e prevenção contra o câncer de próstata, que, anualmente, ataca um em cada seis homens em todo o mundo.
A conversa foi puxada pelo médico do câmpus, Anderson Lago, o qual, após expor dados estatísticos sobre incidência, taxas de cura e óbitos, explicou de forma detalhada sobre a glândula e o tumor que a acomete.
Embora, no Brasil, o câncer de próstata seja o quarto em mortalidade, "o diagnóstico e tratamento no início reduzem cerca de 90% deste risco", informa Anderson. Para ele, a alta mortandade permanece sendo causada pelo preconceito contra o exame de toque e a minimização do perigo que a doença representa.
Campanha integrada – a campanha é encampada pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), e traz atividades nos dois institutos federais do estado (IF Goiás e IF Goiano). Na reitoria do IF Goiano o momento ocorrerá em 30 de novembro, às 7h30, por meio da palestra Saúde do Homem e Diabetes, a ser ministrada pelo endocrinologista e metabologista Flávio Teles de Moraes.
Ascom Campus Ceres (com informações do Portal Brasil)
Redes Sociais