Projeto do Campus Ceres pesquisa compostos com ação antitumoral
Estudo já tem sua primeira fase concluída e aguarda fim da pandemia de Covid-19 para continuidade
Por Laryssa Silva e Tiago Gebrim
Fotos: Rafael Silveira
Equipe do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio do projeto de pesquisa denominado “Síntese e avaliação das propriedades estruturais de complexos de cobre (II) e zinco (II), busca sintetizar compostos com ação antitumoral e antifúngica. Projeto é realizado na área de Química, com participação de estudantes do bacharelado em Agronomia.
Coordenado pelo docente Rafael Gomes da Silveira, o projeto, já finalizado em sua primeira etapa, objetiva a síntese de novos compostos metálicos de cobre e zinco contendo moléculas que apresentam atividade. Ao longo da pesquisa, as estudantes Isabella Moreira e Maíza Souza participantes do projeto obtiveram dois compostos, com estrutura comprovada por meio de difração de raios X.
Silveira destaca o ineditismo do projeto e a dedicação das estudantes para obtenção dos resultados: “Este foi meu primeiro projeto de síntese de complexos inorgânicos aqui no campus, e em pouco tempo [as estudantes] conseguiram resultados que geralmente são obtidos no tempo do desenvolvimento de um mestrado, enfatiza.
A segunda etapa, prevista para o pós-pandemia de Covid-19, será verificar a efetiva ação antifúngica e anticâncer, sendo que, para essa última, o grupo terá auxílio de pesquisador da Universidade Federal de São Carlos, que fará análise em laboratório específico da universidade.
Equipe IF na Cidade – adaptado pela Ascom Campus Ceres
Redes Sociais