Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Jovens da 3ª idade: uma experiência de educação ambiental no Campus Ceres

Jovens da 3ª idade: uma experiência de educação ambiental no Campus Ceres

Publicado: Terça, 09 de Março de 2021, 16h48 | Última atualização em Sexta, 19 de Março de 2021, 16h21 | Acessos: 571

Projeto de extensão realizado em parceria com o projeto Conviver, de inclusão de pessoas idosas de Ceres, prima pelo convívio entre gerações num contexto de educação ambiental

Por José Wemerson
Fotos: equipe do projeto

Durante o ano de 2020, já no período de pandemia de Covid-19, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio do projeto IF na Cidade, divulgou, por meio dos canais de comunicação do campus, ações e projetos de autoria de servidores e discentes da unidade. Agora em 2021, retomamos essa ação, iniciando com o trabalho Jovens da Terceira idade com os idosos do projeto Conviver de Ceres.

Coordenado pela docente Glacie Regina, o projeto de extensão tem como objetivo valorizar a troca de experiências vividas entre os participantes – de um lado, estudantes do Ensino Médio Técnico do campus e, de outro, os idosos do projeto Conviver, da prefeitura de Ceres. Glacie ressalta a importância do convívio intergeracional, com intercâmbio de informações de diversas temáticas. A ênfase do projeto, contudo, é na educação ambiental, o que motiva que as ações sejam executadas na Trilha Ecológica do Campus Ceres.

Outro ponto que chama atenção é que muitos estudantes não têm mais contato com os avós, e encontram nesse projeto a oportunidade de ter contato com a classe, trocando não somente informações de gerações, mas também o afeto entre esses participantes, uma verdadeira relação de mutualismo. “Assim que finalizam as ações na Trilha Ecológica, eu convido meus estudantes a elaborarem um texto, onde eles relatam os diálogos que eles realizaram com os idosos, e nesse momento a gente sempre se surpreende com as respostas, diversos depoimentos maravilhosos”, relata Glacie.

Em andamento desde o ano de 2010, o impacto desse projeto não se restringe apenas a vida pessoal dos participantes, mas também no âmbito da pesquisa educacional, já tendo se materializado em dissertação da coordenadora. Para ela, o projeto concede “a oportunidade dos idosos ultrapassarem os muros do IF, visto que muitos deles vivem na cidade até antes mesmo da criação do campus e, entretanto, nunca tiveram a oportunidade de visitar e conhecer a Instituição”.

As ações do projeto encontram-se suspensas temporariamente, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, porém a professora confessa não ver o momento de retomar as ações e coloca-lo em prática novamente.

Equipe IF na Cidade - adaptado por Ascom Campus Ceres