Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Livro organizado por professoras do Campus Ceres discute o ensino de línguas no Ensino Médio

Publicado: Sexta, 19 de Março de 2021, 15h54 | Última atualização em Sexta, 26 de Março de 2021, 21h58 | Acessos: 437

Obra publicada em 2020 tem contribuições de docentes do IF Goiano e de outras quatro instituições

Por Tiago Gebrim e Vitor Marques

Dando continuidade às matérias do Projeto IF na Cidade, de divulgação de ações e projetos do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), hoje trazemos a obra Ensino de língua e literatura: entre desafios e descobertas. O livro é fruto do trabalho de organização de duas professoras do campus, Ondina Macedo e Denise Dias. Além disso, traz artigos assinados por diversos professores da casa, além de pesquisadores das universidades Estadual do Mato Grosso do Sul, Estadual de Goiás, Federal de Goiás e Federal de São Carlos.

Conforme a própria apresentação da obra, “a maior parte das contribuições está ligada aos projetos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa CRIARCONTEXTO: estudos do texto e do discurso”, parte do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG. A ideia central é “aproximar a questão do ensino de línguas e literatura na prática em sala de aula e aproximar os docentes dessa realidade”, explica Ondina.

Publicado pela Pontes Editores, o livro inclui, entre outros, os artigos Readaptação da escrita em um assentamento rural, Interdisciplinaridade contextualizada no Ensino Médio e Reflexões sobre o Enem: leitura e escrita no Ensino Médio. A obra se destina, prioritariamente, aos professores e pesquisadores interessados em temáticas relacionadas ao ensino de línguas e literaturas. Contudo, traz análises e experiências interessantes também aos entusiastas da temática do ensino, especialmente nesta etapa terminal da Educação Básica.

Embora já esteja disponível para venda em formato impresso, o livro não contou com nenhuma solenidade de lançamento, devido ao isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Interessados em adquirir um exemplar podem encontrá-lo no portal da editora.

Equipe IF na Cidade - adaptado por Ascom Campus Ceres