Residências estudantis: últimos dias de inscrição para Ensino Médio Técnico
São ofertadas 33 vagas para estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, nesta primeira etapa. Inscrições podem ser feitas até 09 de abril
As inscrições para as residências estudantis do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), nas vagas destinadas aos cursos de Ensino Médio Técnico, podem ser realizadas até 09 de abril, segundo as normas do edital. O processo é totalmente on-line, e o candidato deve se inscrever por meio do formulário disponível aqui. São ofertadas 26 vagas para as residências masculinas e 07 para as femininas.
Para concorrer a uma das vagas é preciso estar matriculado em um dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e ter renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio. O cálculo é feito somando-se todos os ganhos familiares e dividindo o valor pelo número de integrantes da família.
Documentação necessária - Os documentos exigidos para inscrição, listados no item 7.2 do edital, deverão ser enviados digitalizados (PDF ou fotografia). São eles:
- Registro Geral (carteira de identidade) e CPF do estudante
- fotografia recente, tipo 3x4
- comprovante de endereço da casa onde reside com a família (água, luz, telefone, etc), no nome de pai/ mãe
- em caso de residência alugada ou cedida, declaração de locação ou concessão emitida pelo responsável do imóvel
- Registro Geral (carteira de identidade) ou Certidão de Nascimento de membros da família declarados no questionário socioeconômico (presente no formulário de inscrição)
- comprovantes de renda (Carteira de Trabalho e Previdência Social, contracheque/ folha de pagamento, recibos de benefícios, Imposto de Renda) do estudante e familiares maiores de 18 anos descritos no questionário socioeconômico (presente no formulário de inscrição) referentes ao último mês de recebimento
- em caso do familiar ser profissional liberal/ autônomo a comprovação de renda poderá ser realizada via declaração (Anexo I do edital)
- em caso do familiar ser maior de 18 anos de idade e não contribuir para renda familiar, ele deverá preencher declaração de não possuir vínculo empregatício (Anexo II)
- comprovante de pagamento de aluguel da casa onde reside com a família (recibo), caso resida em imóvel locado, ou cópia da prestação da casa, caso resida em imóvel financiado
- comprovante de, no mínimo, duas despesas fixas diferentes: fatura de água, de energia elétrica e/ ou telefone, dos últimos três meses
- comprovantes de recebimento de pensão e/ ou outros benefícios (Bolsa Família, Auxílio Emergencial, Tarifa Social de Energia Elétrica, etc.), caso receba
- cópia do comprovante de uso de medicação contínua e/ ou de tratamentos de saúde do candidato ou de membros da família, caso haja alguém nesta
condição
Seleção e critérios de desempate - A seleção se dará em etapa única, por meio da análise da condição socioeconômica do candidato (eliminatória e classificatória). Será feito o cálculo da soma dos rendimentos brutos recebidos por todas as pessoas da família a que pertence o (a) candidato (a) e, então, o valor será dividido pelo número de pessoas da família do(a) candidato(a).
Em caso de empate, serão aplicados os seguintes critérios para desempate, nesta ordem de importância:
- menor renda per capita
- ser ingressante por política de ações afirmativas (cotas), na seguinte ordem: ARQ, RI-PPI, RI-PPI-PcD, RI, RI-PcD
- ser participante de programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Auxílio Emergencial, Bolsa Escola, Benefício de Prestação Continuada-BPC, Pró-jovem e outros)
- ter menor idade
Seleção para cursos de graduação e técnicos concomitantes - Em 2021 a seleção para as vagas das residências estudantis será realizada em dois diferentes processos. Dessa forma, esse edital destina-se apenas aos aprovados em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, e a seleção para os aprovados nos cursos superiores e nos técnicos concomitantes ocorrerá posteriormente.
Vista aérea do Campus Ceres (Crédito: Henrique Oliveira)
Ascom Campus Ceres
Redes Sociais