Projeto que avalia cultivares de café volta a ser destaque na mídia
Matéria do programa Agro Record aborda o experimento conduzido pelo Campus Ceres que avalia as cultivares mais interessantes para produção regional
Dois anos depois de ter figurado pela primeira vez na TV, o projeto Avaliação de Cultivares e Progênies de Café Arábica, sob Condições Irrigadas, no Estado de Goiás, desenvolvido pelo Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) volta aos holofotes da mídia, desta vez pela Record Goiás.
Desenvolvido desde 2015, o projeto, que está na 5ª safra, possui 1500 pés de 35 cultivares de café entre os mais populares das lavouras brasileiras. O objetivo do estudo é identificar os materiais genéticos mais adaptados para as condições ambientais da região e, com isso, possibilitar o ressurgimento da cultura cafeeira no Vale de São Patrício e centro goiano como um todo.
O diretor-geral, Cleiton Mateus, que também coordena o projeto, explica que, ao longo dos anos, já foram coletados dados sobre a crescimento e produtividade das cultivares. Agora é necessária a análise da qualidade dos frutos produzidos, que irá mostrar se os materiais genéticos mais produtivos são, também, os que geram o melhor cafezinho.
Confira, pelo canal da emissora no Youtube, a matéria, exibida no dia 28 de março:
Ascom Campus Ceres
Redes Sociais