Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Mestrado ProfEPT realiza aula inaugural de sua 1ª turma em Ceres

Mestrado ProfEPT realiza aula inaugural de sua 1ª turma em Ceres

Publicado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 00h50 | Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 23h09 | Acessos: 532

Aula foi ministrada virtualmente pelo professor Gaudêncio Frigotto, pesquisador de renome na Educação Profissional e Tecnológica

Na última sexta-feira de maio, dia 28, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou a aula inaugural de sua 1ª turma do mestrado profissional em EPT (ProfEPT). Composta de palestra apresentada pelo professor Gaudêncio Frigotto, uma das maiores autoridades em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em nosso País, a solenidade foi transmitida pela conta do Campus no Youtube.

Na mesa diretiva, o coordenador local do Programa, professor Matias Noll, apresentou a programação da aula inaugural e desejou que o evento fosse marcado como “ato de resistência e defesa da ciência e da educação pública, gratuita de qualidade”. Sua fala foi seguida pelo lançamento do livro Educação e trabalho, utopias possíveis nos espaços da EPT, volume 1: produtos educacionais, sujeitos e aproximações em ambientes sociais, apresentado pela docente Mirelle de São Bernardo, também do ProfEPT e uma das organizadoras da obra, que pode ser acessada gratuitamente aqui.

A coordenadora nacional do mestrado, docente Danielle Piontkovsky, do Instituto Federal do Espírito Santo, também esteve presente na solenidade. Ela reforçou o desafio em manter funcionando este que é o maior programa de pós-graduação da área de Ensino da Capes, atualmente com 2.626 estudantes, aproximadamente 520 professores e mais de 800 egressos. Tais números tornam o ProfEPT um programa extremamente capilarizado e plural, que hoje soma “centenas de produções técnicas e educativas em EPT, uma contribuição singular para a expansão da Educação Profissional no Brasil”.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Costa, chamou a atenção para a importância de se reunir por um objetivo comum como é o da educação e o desenvolvimento social. “[Com] tanta gente nos acompanhando, pensamos em como a tecnologia nos aproxima, mas vemos que não é somente isso, são os objetivos comuns, são mais de 200 pessoas nos acompanhando, reunidas em torno do compromisso com o desenvolvimento da sociedade e do País”, afirmou.

Em sua fala, Cleiton Mateus, diretor-geral do Campus Ceres, lembrou  que Ceres estava “em uma das regiões [de Goiás] mais esquecidas em relação a Instituições públicas”, o que mudou com a reestruturação da Rede Federal de EPT, a partir de 2008. Tal reestruturação é o que permitiu hoje à unidade se tornar polo de um programa de mestrado desta magnitude. Sobre isso, Elias Monteiro, reitor do IF Goiano, afirmou que participar de aulas como a presente “[nos] enche de esperança, principalmente no sistema dos IFs, unidades no interior do interior do Brasil”. O reitor pediu a todos que exercessem a defesa da educação como um “bem público, direito de todos e dever do Estado”.

Após a fala da mesa diretiva, o professor Gaudêncio Frigotto ministrou a aula inaugural do Programa em Ceres, intitulada Institutos Federais, nova institucionalidade e identidade, que pode ser assistida na íntegra abaixo:

Ascom Campus Ceres