Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Forrageira de alta produtividade é fruto de estudos no Campus Ceres
Início do conteúdo da página

Forrageira de alta produtividade é fruto de estudos no Campus Ceres

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 29 de Novembro de 2021, 15h07 | Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2021, 16h37 | Acessos: 359

Estudantes dos três níveis de ensino têm desenvolvido projetos envolvendo a cultivar BRS Capiaçu, desenvolvida pela Embrapa e que chega a produzir 80 toneladas anuais por hectare

Por Tiago Gebrim
Fotos: Cleiton Mateus

 

Você já ouviu falar do Capim Elefante? Essa forrageira, originária do continente africano, vem sendo cultivada no Campus Ceres desde o ano 2017, por meio da cultivar BRS Capiaçu. Lançada em 2016 pela Embrapa Gado de Leite, localizada em Coronel Pacheco, MG, a BRS Capiaçu é resultado de melhoramento genético do Capim Elefante.

O início do estudo, em 2017, se deu com um projeto aprovado em edital do IF Goiano para projetos de pesquisa aplicada. O objetivo deste primeiro projeto era avaliar o desempenho da BRS Capiaçu quando submetida a irrigação localizada na época da seca e águas (veranicos), em Ceres. A pesquisa foi concluído em 2019, gerando a dissertação de mestrado da egressa Vanessa Nunes Leal, mas logo veio outro trabalho, também do Mestrado em Irrigação no Cerrado, com a BRS Capiaçu. Atualmente em desenvolvimento, o estudo é conduzido pela pós-graduanda Laiane Pacheco.

Conforme o professor Roriz Machado, coordenador dos projetos com a BRS Capiaçu, este material genético tem como diferencial “a alta produtividade de massa seca, que pode chegar a mais de 80 toneladas por hectare ao ano, o que torna de grande interesse para produção de forragem de forma geral, e particularmente, em pequenas áreas, como é o caso de pequenos produtores rurais”. Roriz salienta que, entre seis forrageiras pesquisadas na unidade, ela esteve entre as de maior produtividade com irrigação durante o período de seca, apresentando também melhor qualidade nutricional que na época das águas.

A BRS Capiaçu, no Campus Ceres, está plantada em uma área dedicada de um hectare e, além de ser objeto de estudo para o Mestrado em Irrigação no Cerrado, também é área de pesquisa para trabalhos de conclusão de curso e projetos de Iniciação Científica. Com a boa produtividade da cultivar, ela atende à produção de forragem para os animais do Campus e tem sido ofertada aos produtores locais: “atendemos nesse último ano e meio cerca de 20 produtores rurais com este material para multiplicação. Por meio deles, acredita-se que o material já tenha chegado para muitos outros”, conclui Roriz.

Para conhecer mais sobre este projeto e outros em desenvolvimento no Campus Ceres, entre em contato com a Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação por meio do telefone 062 3307-7100 ou do e-mail pesquisa.ce@ifgoiano.edu.br.

 

 

 

Ascom Campus Ceres

Fim do conteúdo da página