Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Cultura Maker é tema de palestra de abertura do Integra IF Goiano

Cultura Maker é tema de palestra de abertura do Integra IF Goiano

Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 21h51 | Última atualização em Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 12h42 | Acessos: 244

Cerimônia foi realizada na noite da terça-feira, 30 de novembro, no canal de Youtube do Campus Iporá

A cerimônia de abertura do III Integra IF Goiano foi realizada na noite da terça-feira, 30 de novembro, no canal de Youtube do IF Goiano - Campus Iporá. A cerimônia contou com palestra com o tema "Cultura Maker", com o palestrante Luiz Salomão Ribas Gomez, da Universidade Federal de Santa Catarina, e mediada pelo professor Suélio Marques da Silva Filho, do Campus Iporá.

A palestra, que focou no tema "Criatividade" enfocou que a criatividade está em todos os lugares. "Precisamos ser um Tinder que faça a ligação entre a economia criativa e a economia tradicional. Precisamos construir essa relação entre essas duas coisas para fazer algo mais efetivo para a sociedade", explica. Para Luiz Salomão, a Cultura Maker é ancorada em inteligência e Inovação .

Para Luiz, a cultura maker não é restrita às Ciências Exatas. "A Cultura Maker também é essencial dentro das Ciências Humanas. O foco de Inovação é transformação das pessoas e não só criação de novas tecnologias". explica.

O Integra está sendo realizado no formato digital, sob a responsabilidade do Campus Iporá. Na programação estão previstas palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos científicos (veja abaixo). A maior parte das atividades será transmitida pelo canal da unidade no YouTube.

Permanência e Êxito - Para socializar práticas pedagógicas e administrativas que ocorreram em 2021 com o intuito de minimizar a evasão e retenção dos estudantes, o Integra contará, ainda, com o II Seminário de Permanência e Êxito do IF Goiano. A ocasião servirá, também, para qualificar o debate acerca da temática e planejar ações que serão desenvolvidas em 2022.

O Integra IF Goiano tem como objetivo fortalecer a interação do Ensino, da Pesquisa e da Extensão entre todas as unidades do IF Goiano. Além disso, propõe-se promover a integração dos estudantes.

Acesse:

Programação com links das atividades

Saiba mais sobre o Fest IF

Diretoria de Comunicação Social do IF Goiano