Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Conheça a AgrePec, 1º empresa Jr. do Campus Ceres

Conheça a AgrePec, 1º empresa Jr. do Campus Ceres

Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 04h43 | Última atualização em Quarta, 22 de Dezembro de 2021, 01h50 | Acessos: 659

Amadurecendo um ano de atuação, a empresa de consultoria agropecuária tem grande portfólio de serviços e preços competitivos

Por Tiago Gebrim
Fotos: AgrePec

Você já conhece a AgrePec? É provável que o nome soe familiar. Ela é a primeira empresa júnior do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Fruto de esforços de estudantes e da gestão da unidade, a empresa, que já é um sonho de muitos anos, começou a ser criada ainda no primeiro semestre de 2020, tendo iniciado suas atividades oficialmente em outubro do mesmo ano.

O nome completo da empresa – Consultoria e Planejamento Agropecuário Jr. – já entrega a área de atuação da AgrePec. “Temos um amplo leque de serviços tanto da parte agronômica quanto de zootecnia”, informa o diretor-presidente da empresa, Pedro Santhyago, acadêmico do bacharelado em Agronomia. Ele listou a relação dos principais serviços em que a AgrePec está apta a atuar:

• análise de solo e coleta nematológica;
  • assistência técnica na produção animal;
  • cadastro ambiental rural;
  • controle de ectoparasitas e endoparasitas;
  • elaboração de projetos para financiamento rural;
  • elaboração de projetos para licença ambientais;
  • escrituração e controle zootécnico;
  • manejo de pastagens;
  • manejo de plantas daninhas;
  • manejo de pragas e doenças;
  • manejo e conservação do solo;
  • manejo nutricional;
  • manejo sanitário;
  • regulagem de máquinas agrícolas.

A equipe da AgrePec é formada por 13 acadêmicos, incluindo Pedro, como diretor presidente, e Cintia Oliveira, vice-diretora e estudante de Zootecnia. Desses, 11 fazem parte da formação original da empresa, e dois ingressaram no fim de 2021, no primeiro processo seletivo da AgrePec.

Atendimento remoto, por enquanto – Tendo nascido durante a pandemia de Covid-19, a empresa tem atuado basicamente de forma remota, com algumas exceções como eventos presenciais da sua área de atuação – sempre seguindo os protocolos de biosegurança. E isso não é de todo ruim pois, nesse tempo, a empresa quer organizar seu escritório para atendimento ao público.

“Atualmente o atendimento está sendo feito somente de forma remota, pelos telefones, redes sociais, ou site da empresa. Ainda não temos uma sede dentro do Campus Ceres, mas no próximo ano os planos são de estabelecer um escritório por lá. Temos o total apoio da gestão para que isso aconteça”, explica.

Isso não significa que a atuação se resume apenas ao Vale de São Patrício: “vou destacar uma assistência que demos a um produtor de hortaliças, que produzia em um sistema hidropônico, de Ipatinga, Minas Gerais”, conta Pedro.

Preços competitivos – Conforme Pedro, os valores dos serviços prestados buscam ir ao encontro da necessidade do produtor. “O preço é competitivo, não podemos trabalhar com preços desleais, mas sempre procuramos ajudar o produtor de forma a agregar”, explica. E isso tem a ver com a própria missão da empresa: ofertar suporte técnicos para nossos clientes a fim de promover o desenvolvimento técnico da agricultura e da agropecuária.

A tabela de valores é definida de acordo com o serviço a ser prestado, naturalmente. O valor recebido é destinado para a AgrePec, seja para manutenção, compra de equipamentos, e até mesmo para a capacitação dos membros. “Nós membros não recebemos salário, somente a experiência, que muitas das vezes é impagável”, conta o diretor-presidente.

Público e atendimento – Todas as pessoas interessadas, do pequeno produtor familiar ao grande latifundiário, podem contratar os serviços da AgrePec. Atualmente as formas de contato são:

Ascom Campus Ceres
(Publicada em 07.12.2021, republicada em 13.12.2021)