Página inicial > Últimas Notícias Ceres > IF Goiano reúne cerca de 300 estudantes na Campus Party Goiás

IF Goiano reúne cerca de 300 estudantes na Campus Party Goiás

Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 13h10 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 15h04 | Acessos: 267

Evento ocorreu em Goiânia entre os dias 7 e 11 de junho e discutiu e discutiu temas como mobilidade e inteligência artificial

Viver a experiência de um grande evento pode definir carreiras e oportunizar possibilidades de explorar novos lugares. Com o objetivo de proporcionar estas oportunidades aos discentes, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) organizou a participação de Caravanas na Campus Party Goiás 2023. Mais de trezentos estudantes, divididos em oito grupos, passaram pela CPGoiás3, realizada em Goiânia entre os dias 7 e 11 de junho.

De acordo com a coordenadora da participação da Instituição no evento, Jaqueline Ribeiro, a Campus Party possibilita que os estudantes do IF Goiano vivenciem um pouco do mercado da tecnologia. "Aqui nossos alunos podem entrar em contato com novas tecnologias, absorver conteúdos relacionados a empreendedorismo e vivenciar experiências de uma carreira na área por meio das maratonas e hackatons", explica.

Estudantes do Campus Ceres acampados durante a CPGoiás3

Isaque Romualdo: participação no evento foi crucial para definir a carreira

Para o estudante Isaque Pontes Romualdo, 19, do Campus Ceres, a experiência transformou sua visão de carreira. Egresso do Campus Campos Belos, Isaque foi aluno do curso técnico em Administração e já participa do evento pela terceira vez. "Foi frequentando a Campus Party que eu me interessei pela carreira em tecnologia e resolvi cursar Sistemas de Informação em Ceres", explica. Romualdo integra um grupo de aproximadamente 150 estudantes da unidade ceresina, que incluiu também graduandos de outros cursos, como Agronomia e Ciências Biológicas.

Com a escolha de carreira definida, o foco da participação agora é outro. "Quero aproveitar o evento para focar nos conteúdos e fazer contatos com profissionais da área. As pessoas aqui são muito abertas e engajadas nas discussões, então é uma oportunidade para aprender e se destacar", afirma. Isaque, que ficou acampado no evento, explica que a experiência é muito proveitosa. "Estarmos imersos aqui durante o tempo todo. Nos possibilita viver a programação da madrugada, que está sendo muito proveitosa, além de possibilitar o contato com outras pessoas da área que também estão acampadas", diz.

Novas experiências -
 Jaqueline diz que a oportunidade de trazer estudantes que são oriundos de pequenas cidades para a CPGoiás, em Goiânia, também pode ser uma experiência de vida para eles. "Temos diversos estudantes de cursos técnicos Integrados ao ensino médio que nunca haviam feito uma viagem ou conhecido locais fora de seus municípios", diz.

Luna Ferreira, na Campus Party Goiás 3

Este é o caso de Luna Ferreira, discente do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Campus Ceres. Com 15 anos de idade, Luna realiza sua primeira viagem como estudante do IF Goiano e, além de participar da CPGoiás, viveu novas experiências. "Eu não conhecia Goiânia muito bem, então é a primeira vez que eu pude passear um pouco pela cidade", diz. Na CPGoiás, Luna viveu uma experiência nova. "Pude andar de patins pela primeira vez na minha vida aqui no evento e estou me divertindo demais˜, conta.

A estudante destacou que participou de várias palestras, mas que sua favorita foi sobre o cidadão conectado. "O conteúdo foi bem focado em explicar todas as possibilidades de acesso a serviços digitais que o cidadão tem hoje em dia, como os documentos e serviços digitais˜, conta.

Participação -
 Além das caravanas de estudantes, o IF Goiano também participou do evento com cerca de 15 palestras realizadas por estudantes e servidores, bancadas de conteúdo. O Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), juntamente com o Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) – outra parceria com o Governo de Goiás –, também estiveram com estandes para divulgação de suas respectivas atividades durante todo o evento. Elas são resultados de pesquisa e experimentos inovadores envolvendo alunos e servidores, com potencial de impactar positivamente a sociedade e o mercado.

Diretoria de Comunicação Social, adaptada pela COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres