Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Férias sim, mas recheadas de ciência!

Férias sim, mas recheadas de ciência!

Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2023, 13h14 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 18h48 | Acessos: 309

Em sua 3ª edição, o Projeto Férias Científicas recebeu estudantes de Carmo do Rio Verde, Ceres, Goianésia, Itaguari, Itapaci e Rialma.

O Projeto Férias Científicas tem o objetivo de difundir a cultura científica para estudantes de escolas públicas de Ceres e região, além de possibilitar que estudantes e familiares conheçam a estrutura do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e tenham acesso às ações desenvolvidas pela Instituição.

Estudantes, monitores e servidores envolvidos no projeto.

O Diretor de Ensino do Campus Ceres do IF Goiano, Adriano Braga, lembra que as férias geralmente são vistas como um momento em que estudantes querem estar mais distantes das escolas, contudo o Projeto Férias Científicas vem se consolidando como uma oportunidade diferente para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Vale do São Patrício, no período de férias. Trata-se de uma oportunidade para conhecerem o que é um Instituto Federal e, o mais importante, o valor que deve ser dado à ciência para uma evolução contínua da sociedade.

Reunião de recepção do estudantes.

A edição 2023 do projeto, realizada nos dias 12 e 13 de julho, contou com a participação de 23 estudantes e uma mãe, que acompanhou toda a programação. Os responsáveis pelos estudantes acompanharam tudo de forma virtual, por meio das postagens de fotos e vídeos no grupo em aplicativo de mensagens. Conforme relato do coordenador do projeto, Fausto Filho, desde a primeira edição do “Férias Científicas”, o que tem se fortalecido ao longo das edições, além dos estudantes, que se deslocam até a instituição e têm a oportunidade dessa vivência, os pais têm participação efetiva, acompanhando constantemente as atividades executadas pelos filhos.

A programação deste ano reuniu apresentação do Campus e dos projetos institucionais de extensão (Baú da Ciência, Equoterapia e Trilhas Ecológicas), realização de um tour guiado pelas unidades de ensino e pesquisa e ainda atividades nos laboratórios de cultura de tecidos, informática, microbiologia, microscopia, de solos e de química. Foi, também, proporcionado aos estudantes um momento de confraternização e troca de experiências, por meio de um luau, além de práticas esportivas e lúdicas.

Atividade no Baú da Ciência.

Fausto Filho reforça que este é um projeto inovador, executado pelo Campus Ceres para as famílias, sendo extremamente gratificante ver a vibração dos pais e a confiança depositada na instituição, além, é claro, de presenciar a felicidade dos estudantes e a motivação dos monitores, que tanto colaboram para a concretização do Férias Científicas. Acrescentou ainda que “sempre acreditei na interpretação literal da palavra ‘servidor’, que me traz a possibilidade de dialogar com a comunidade local, no sentido de promover algo positivo, e esse projeto é a concretização disso. Para mim, significa realização pessoal, pois vejo o trabalho do IF Goiano – Campus Ceres sendo efetivo e transformando ou contribuindo com a vida das pessoas na comunidade onde estamos inseridos”.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres