Página inicial > Últimas Notícias Ceres > IF Goiano e Embrapa lançam projeto para produção de grãos com bioinsumos

IF Goiano e Embrapa lançam projeto para produção de grãos com bioinsumos

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 16h51 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 20h30 | Acessos: 334

Projeto aprovado junto ao Mapa prevê instalação de três unidades de estudo do uso de bioinsumos no estado. Além de Ceres, haverá unidades em Santo Antônio de Goiás e Morrinhos

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim

Nesta quinta-feira, 31 de agosto, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu os pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão Adriano Nascente e Marta Cristina Filippi, para o lançamento do projeto projeto Produção de Grãos com bioinsumos em sistema integrado sustentável no Cerrado, uma parceria das duas instituições. O projeto, que será desenvolvido ao longo de três anos, ofertará possibilidades de pesquisa para estudantes do Campus Ceres, além de evidenciar a Instituição como parceiro da Embrapa na condução de pesquisas no estado de Goiás.

Adriano explica que o projeto integra uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Planejamento e Abastecimento (Mapa) para a divulgação do uso de bioinsumos em sistemas agrícolas, tendo sido aprovado no início de 2023. Para o pesquisador, o Campus Ceres foi escolhido por ser uma referência de confiança na seriedade da condução de projetos. “Não tivemos dúvidas em fazer a parceria com o Campus Ceres para instalação de um dos polos de bioinsumos. O IF foi escolhido por ter área própria destinada à pesquisa, que nos dá segurança da permanência dos projetos, além de envolver estudantes para participação, ter maquinário… É um grande parceiro nosso”, explica.

Adriano Nascente, da Embrapa Arroz e Feijão

Na proposta do projeto, o Campus Ceres será responsável por ceder a área destinada ao plantio, cuidar da irrigação e fornecer maquinário agrícola, quando necessário. Já a Embrapa vai arcar com os custos relacionados ao projeto, como fertilizantes, óleo diesel para os tratores, defensivos agrícolas, análises de solo, entre outros. Além disso, vai acompanhar e se responsabilizar por todas as etapas do projeto, como plantio e colheita das culturas. A parceria não se limita a isso, contudo: os estudantes serão parte especial deste projeto, atuando como estagiários da própria Embrapa para acompanhar o desenvolvimento das culturas.

“O projeto prevê uma bolsa de pesquisa, no valor de R$ 1.500, para um estudante do Campus, além dos estagiários, que serão vinculados à própria Embrapa”, explica Adriano. A bolsa terá duração de até 3 anos e se destinará ao discente que será o responsável por manter os pesquisadores da Embrapa a par de todo o andamento do projeto. Já a equipe de estagiários irá acompanhar o experimento e aprender as técnicas de cultivo de soja, feijão, milho, arroz e plantas de cobertura, estando em contato direto com os profissionais da Embrapa voltados a essa área.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Costa, o projeto se insere dentro do escopo dos Institutos Federais, que é o de desenvolver e testar a tecnologia, entregando-a pronta para a sociedade. “O produtor precisa só que funcione. Pesquisa quem faz é a Embrapa, somos nós do IF Goiano. Extensão, Emater. O produtor precisa receber a tecnologia e não testá-la”, afirmou. O diretor-geral da unidade, Cleiton Mateus, enfatizou essa perspectiva: “[Este projeto] é uma possibilidade de desenvolvermos tecnologia a partir do nosso cenário, com as nossas condições, em vez de trazer modelos de outros estados”.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres