Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Workshop de Administração: uma ideia acertada
Início do conteúdo da página

Workshop de Administração: uma ideia acertada

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 17h54 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 12h19 | Acessos: 306

Evento focado no trabalho administrativo e técnico das instituições de ensino foi considerado inovador em sua estreia; na segunda edição, demonstrou que a iniciativa frutificou

Nos dias 6 e 7 de outubro de 2022, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizava a primeira edição do seu Workshop de Administração. O evento, que teve participação de servidores de quase todas os campi do IF Goiano, inaugurou um formato de programação totalmente voltada para o pessoal técnico-administrativo e suas demandas. Agora, em 2023, nos dias 5 e 6 de outubro, a unidade realizou a segunda edição do evento, trazendo mais de 150 participantes de diferentes unidades ao Campus Ceres.

Pautado pelo tema Comunicação, desafios e mudanças, o evento congregou oito oficinas, a partir de temas sugeridos pelos próprios técnicos administrativos, e duas palestras, intituladas Comunicação assertiva e Como transformar mudanças em resultados. O destaque, contudo, foi a noite de abertura Mostra Musical, que deixou de lado os formalismos comuns às solenidades e pôs sob os holofotes servidores de toda a Instituição que mostraram seus talentos vocais e em instrumentos, em composições próprias ou interpretações de clássicos da música nacional e internacional.

 


Servidor Fábio Borges, do Campus Urutaí, se apresentando na Mostra Musical

 

Conversamos com a servidora Aliny Cunha, presidenta da comissão organizadora do 2º Workshop de Administração, que nos falou sobre as dificuldades e acertos na realização do evento, bem como as projeções para próximas edições.


Qual foi o destaque nesta edição do Workshop de Administração?

O diferencial deste ano foi a realização da Mostra Musical como atividade cultural do evento. Nós decidimos focar nos servidores, e não fizemos nenhuma contração externa para esse momento. E isso foi muito bom, pois tivemos uma interação melhor entre os servidores, uma vez que eles se viram representados ali naquele momento. Tivemos uma plateia mais participativa.


E em relação à programação, o que houve de novidade?

"Pelas avaliações que realizamos na edição anterior, houve reclamações de que algumas oficinas foram muito curtas e não conseguiram contemplar todo o conteúdo. Então, neste ano fizemos diferente, com duas rodadas de oficinas, com tempos de duração diferentes. Fizemos quatro oficinas com duração de 4h, em que incluímos áreas que julgamos demandar um tempo maior, e outras quatro com duração de 2h.

E para definição dessas oficinas, primeiro encaminhamos um questionário para todos os servidores do IF Goiano, para eles manifestarem quais oficinas do ano passado gostariam que fossem repetidas. Isso porque muita gente alegou que gostaria de ter feito mais de uma e não foi possível, pois elas eram simultâneas. Então, repetimos duas oficinas [da programação anterior].

Além disso, incrementamos com as sugestões dos próprios servidores. Isso foi feito o ano passado, mas apenas internamente, aqui, entre as gerências e diretorias do Campus. Neste ano o formulário foi encaminhado entre todos os servidores do IF Goiano, que puderam contribuir com sugestões para a realização do evento."


O painel Experiências de sucesso no IF Goiano também compôs esta edição, a exemplo da anterior. Quais foram as atividades contempladas?

Neste ano tivemos experiências inscritas pelos servidores do próprio Campus Ceres. Foram expostas as experiências Atuação do Laboratório de Solos do Campus Ceres: atendimento das demandas regionais; reconhecimento nacional; e transformação da realidade acadêmica, apresentada pelas servidoras Ana Paula Oliveira e Kassia Rabelo, Você é quadrinista: só não sabe disso ainda! Criação de História em Quadrinhos utilizando Tecnologias Digitais, fruto da pesquisa de mestrado a servidora Denise Sousa, e o projeto Férias Científicas, pelo servidor Fausto Filho.

 


A presidenta da comissão organizadora do evento, Aliny Cunha

 

O número de participantes atingiu às expectativas na organização do evento?

"Tivemos um número menor de inscritos que o ano passado, mas já esperávamos por isso, porque nesta edição optamos por fazer um evento inteiramente voltado para os servidores do IF Goiano e não estendemos tanto a divulgação para a comunidade. Permitimos participação externa, tanto que tivemos muitas inscrições das prefeituras da região, como Ceres, Carmo do Rio Verde e Rialma, por conta da oficina que tivemos sobre a nova lei de licitações."

Quais as dificuldades houve para realizar essa segunda edição, uma vez que a estreia do evento foi muito bem avaliada?

"Realizar a primeira edição é difícil porque é algo novo, nunca realizado, e é preciso pensar em toda a estrutura do evento, testar o que dá certo, o que não dá, e então pensamos ‘Ah, a segunda edição será mais fácil’. Só que na verdade, não é. Isso porque uma segunda edição vem carregada de expectativas. As pessoas que vêm elas já têm noção do que é o evento, como ele se desenvolve, o que teve na primeira edição, e elas chegam esperando coisas diferentes, o que terá de novidade, o que terá de surpresa. Nesse aspecto, vimos que organizar essa edição foi bem mais complexo e trabalhoso.

Além disso, cada edição de um evento traz suas próprias dificuldades e desafios. Nessa, por exemplo, tivemos de substituir palestrante na véspera do evento, tivemos demora na definição da data e início da divulgação, por conta do período de consulta à comunidade.

Numa visão geral, e em conversa com os participantes no fim do evento, vimos que ele foi bom, atendeu às expectativas, seja dos que participaram da primeira edição, seja dos que vieram pela primeira vez. A avaliação foi positiva em relação à organização, aos temas discutidos."

Falou-se em realizar o workshop em outros campi. Qual a proposta está sendo gestada?

"Levar para outra unidade seria uma forma de a gente poder oportunizar essas experiências a outros campi também, planejando um evento que atendesse a mais TAEs do IF Goiano, bem como possibilitar que os nossos servidores participem do evento em outras unidades. A ideia é que ele seja itinerante, alternando entre o Campus Ceres e outras unidades. Assim, no próximo ano, em 2024, ele será realizado em Iporá, em 2025 em Ceres novamente, e assim segue."

 


Oficina Trabalhando a criatividade com o Canva, ministrada pela egressa do Campus Ceres Thalia Santos de Santana

 

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres

Fim do conteúdo da página