Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Mais de 120 trabalhos são apresentados na Feira de Ciência e Tecnologia

Mais de 120 trabalhos são apresentados na Feira de Ciência e Tecnologia

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 23h07 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 17h30 | Acessos: 459

Evento do Campus Ceres ocorre até a manhã do dia 27 de outubro, envolvendo toda a comunidade da Instituição

Por Tiago Gebrim
Fotos: Adriel Pereira

Um dos maiores eventos do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e conhecido por mobilizar quase a totalidade de servidores e estudantes da unidade, a Feira de Ciência e Tecnologia chega neste ano a sua 24ª edição. Neste ano, seguindo as diretrizes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Feira traz o tema Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável. Iniciado na manhã desta quarta-feira, 26 de outubro, o evento segue até a sexta-feira, 27, encerrando-se com a cerimônia premiação dos trabalhos.

A Feira de Ciência e Tecnologia traz, em 2023, um total de 128 trabalhos, que estão divididos entre os eixos Ciências Exatas, da Terra e Agrárias; Ciências Biológicas, Saúde e Tecnologias; e Linguística, Letras, Artes, Humanas e Sociais. As apresentações foram abertas ao público na manhã desta quinta, 26, ocorrendo em três turnos no primeiro dia, e ainda na manhã do dia 27.

O evento envolve estudantes dos cursos de Ensino Médio Técnico e das graduações, que neste ano puderam integrar as exposições e trazer seus projetos para a Feira. As apresentações estão organizadas entre os blocos C, D e E, nos prédios centrais do Campus. Além das exposições, o evento trouxe a roda de conversa Ciências Básicas e Sustentabilidade, realizada na abertura da Feira, com participação dos professores da casa Rafael Gomes, Simone Firmino, Dhiego Gonçalves e Marcelo Coelho, que discutiram o tema balizador desta edição.

A roda de conversa Ciências Básicas e Sustentabilidade, e...

... a performance Em prol da Sustentabilidade, realizadas durante a abertura da Feira de Ciência e Tecnologia

As atividades culturais também marca presença nestes dias, com música e iniciativas de stand up de estudantes e servidores da casa. Um exemplo é o projeto Fábrica de Música, coordenado pelo docente Ricardo Takayuki, que se apresentou nesta quinta-feira e na abertura do evento. Também a performance Em prol da Sustentabilidade, levada a cabo pela docente Valdoméria Morgado e os estudantes Maria Eduarda Ribeiro e Gabriel Alves fizeram parte da programação.

O Algodão-do-Cerrado - Dentro da solenidade de abertura da Feira de Ciência e Tecnologia, o livro Algodão do Cerrado, um livro digital encabeçado como projeto do Campus Ceres, foi lançado. A publicação, coordenada pelo docente Fausto Filho, é um compilado de textos e desenhos sobre nosso bioma, escritos por crianças de 4 a 12 anos, das cidades do Vale de São Patrício. A obra está disponível para download aqui.

Lançamento do livro Algodão-do-Cerrado. Ao centro, de blusa cinza-escura, o coordenador do projeto, Fausto Filho

Participantes do desfile Do Lixo ao Luxo, parte da programação do evento, que chamou atenção para a problemática da indústria da moda quanto mau uso de recursos naturais

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres