Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Feira de Ciência e Tecnologia se encerra com premiação e honrarias

Feira de Ciência e Tecnologia se encerra com premiação e honrarias

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 18h16 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 16h18 | Acessos: 339

Organizadores destacaram maturidade dos trabalhos e participação dos estudantes

Na última sexta-feira, 27 de outubro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) encerrou sua edição 2023 da Feira de Ciência e Tecnologia. O evento trouxe mais de 120 trabalhos, envolvendo principalmente estudantes dos Ensino Médio Técnico, mas não só. Em meio a uma programação cultural que costurou todos os dias de evento, visitantes puderam imergir em um Campus repleto de ciência, tecnologia, música e performances culturais.

O encerramento da programação se deu com a premiação dos trabalhos, que foram segmentados em três eixos: Ciências Exatas, da Terra e Agrárias; Ciências Biológicas, Saúde e Tecnologias; e Linguística, Letras, Artes, Humanas e Sociais. Cada um desses foi subdividido a fim de abarcar projetos do Ensino Médio Técnico e das graduações. Os trabalhos finalistas em cada categoria receberam o valor de R$ 700, enquanto o 2º e 3º lugar foram agraciados com brindes doados pelos patrocinadores da Feira.

Na visão do diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, a 24ª edição da Feira cumpriu sua função primária: divulgar e valorizar a ciência entre os estudantes e a comunidade. “Muitas vezes a ciência básica não é reconhecida, não é valorizada, e em momentos mais difíceis da humanidade, como na Covid-19, é que nós usamos esses conhecimentos para resolver grandes problemas. E esses eventos, como a Feira de Ciência, contribuem como excelente ferramenta quanto a sensibilização e reconhecimento e valorização da ciência e da tecnologia no País”, opina.

A coordenadora do evento, professora Ondina Macedo, destacou a maturidade dos trabalhos. “Recebemos um elogio muito grande (dos avaliadores). Acredito que a cada ano os trabalhos ficam mais maduros. Os estudantes gastam tempo, às vezes semanas, preparando, e quando ouvimos [as apresentações] nós percebemos uma linguagem realmente científica. E isso denota justamente que estamos formando cientistas já no Ensino Médio”, celebra.

Ondina Macedo, coordenadora do evento, e (ao lado) o diretor-geral, Cleiton Mateus

Um evento para todos –
Como o próprio nome diz, a Feira de Ciência e Tecnologia é um momento de exposição de trabalhos, em que o Campus interrompe parte de suas atividades para se dedicar integralmente ao evento. Além do intercâmbio de trabalhos entre os próprios estudantes, um dos atrativos é justamente a visitação da comunidade, que tem ali um momento de conhecer a unidade, sua infraestrutura, cursos e projetos.

“Um destaque para nós foi o grande número de escolas [que trouxeram suas turmas]. Visitantes de Rubiataba, Nova Glória, Uruaçu, Guarinos”, celebra Ondina. “A intenção é que nós consigamos abranger toda a comunidade do Vale de São Patrício. Tivemos um bom exemplo de escolas de várias cidades prestigiando, participando, algumas delas com a apresentação de trabalhos”, enfatiza Cleiton, e conclui: “O que buscamos é essa integração, envolvimento de todos na educação, na ciência, na tecnologia”.

Estudantes de escolas estaduais são um dos públicos-alvo da Feira

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres