Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Mais de 350 crianças são certificadas pelo Campus Ceres

Mais de 350 crianças são certificadas pelo Campus Ceres

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 11h39 | Última atualização em Segunda, 08 de Janeiro de 2024, 15h58 | Acessos: 290

Projeto Caminhos da Ciência e Tecnologia promoveu a estudantes de 1ª fase do Ensino Fundamental experiências extrassala de aula, em parceria com a Prefeitura de Ceres

Por Tiago Gebrim
Fotos: Adriel Pereira; Cleiton Mateus

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou no último sábado, 16 de dezembro, a cerimônia de conclusão do projeto Caminhos da Ciência e Tecnologia. Em uma iniciativa inovadora, o projeto envolveu mais de 350 crianças da primeira fase do Ensino Fundamental, que ao longo de oito meses desenvolveram no Campus atividades extraclasse, dentro das propostas curriculares de seus cursos.

Coordenado pela gerente de Extensão da unidade, Marcela França, o projeto Caminhos da Ciência e Tecnologia buscou trazer essas dimensões aos estudantes do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Pequeno Príncipe, localizado em Ceres. Por se tratar de uma escola municipal, o projeto teve como parceira a prefeitura da cidade, que atuou inclusive na oferta de bolsas para contratação de estagiários que acompanharam toda sua execução.

As atividades realizadas no Campus Ceres foram divididas em eixos temáticos, conforme o ano escolar: Educação Ambiental, Histórias em Quadrinhos, Práticas Científicas, Produção de mudas e Produção de Alimentos. Ao todo foram 358 estudantes, de 1º a 5º ano, que participaram da iniciativa. “Com a aproximação entre a educação escolar, científica, tecnológica e o cotidiano, o projeto fornece meios para facilitar a compreensão do mundo a sua volta”, explicou Marcela. “A partir de novas vivências, o projeto estimula o entendimento das informações e conhecimentos abordados em sala de aula”.

Para o diretor-geral do Campus, Cleiton Mateus, um dos entusiastas do projeto, ele se destaca pela ação conjunta entre Campus Ceres e a prefeitura do município. “Esta foi uma excelente parceria, para os dois lados. A prefeitura custeou o transporte dos estudantes, os estagiários, os trâmites com a escola, e o Campus Ceres, toda a estrutura necessária, incluindo equipamentos e laboratórios”, afirmou. “Obrigado pela confiança no IF Goiano, espero que essas parcerias cada vez mais estejam fortalecidas para que possamos fazer a diferença na vida dessas crianças”.

“O nosso povo, os nossos jovens, precisam iniciar essa caminhada rumo a ciência, a tecnologia, acreditar que há esperança para todos nós. E quando eu olho essas crianças tendo a oportunidade nessa parceria, na educação formal de boa qualidade no município e nas suas práticas aqui dentro da nossa instituição, eu vejo que tem esperança”, afirmou o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro. “Para nós educadores, isso não deveria ser uma excepcionalidade, isso deveria ser regra em nosso país. Educação de qualidade no município, e com essa estrutura aqui”, concluiu.

Prestígio nacional – Para além das autoridades do IF Goiano e do município, a solenidade teve a presença do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli. O gestor veio a convite do Campus Ceres, e revelou que há muito tinha interesse em conhecer a unidade, cujo nome extrapola o estado de Goiás. “Eu tenho certeza que, em um raio de 200 km, este Campus é a grande reverência. Minto, 200, não. Porque eu era lá do IFSULDEMINAS e meu sonho era vir aqui. [Eu ouvia sobre o Campus e] falava ‘Um dia eu vou conhecer Ceres’. Então, vejam o quanto o nome de vocês rompe barreiras, o quanto fazem a diferença”, concluiu.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres