Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Egresso do Campus Ceres recebe reconhecimento nos EUA

Egresso do Campus Ceres recebe reconhecimento nos EUA

Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2024, 12h53 | Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2024, 14h45 | Acessos: 434

Pesquisador que iniciou sua formação no curso técnico em Agropecuária foi reconhecido por trabalho com mudanças climáticas

Por Tiago Gebrim
Fotos: Abmael Cardoso

O egresso do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) Abmael Cardoso é uma das personalidades incluídas na edição 2023 da publicação Who’s Who in America (Quem é Quem na América, em tradução literal). Doutor em Zootecnia, Abmael iniciou sua trajetória acadêmica na então Escola Agrotécnica Federal de Ceres, onde cursou o Ensino Médio Técnico em Agropecuária, concluído em 2004. O reconhecimento pela revista decorre do impacto de suas pesquisas sobre mudanças climáticas.

Abmael conta que o próprio ingresso no Campus Ceres foi resultado de um contato com a ciência: “Decidi fazer o processo seletivo para entrar [no IF Goiano] após participar da Feira de Ciências em 2001”. Ao longo do curso, a participação em eventos científicos e a própria iniciação à pesquisa contribuíram para ampliar seu interesse. “No meu último ano fui bolsista de iniciação científica júnior e isso me estimulou a seguir a carreira acadêmica”, explica ele, que em seguida se graduou em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

A mudança para os Estados Unidos se deu quando foi aprovado para o pós-doutorado, no Centro de Bovinocultura de Corte da Universidade da Flórida. Sua área de pesquisa envolve mudanças climáticas e a agropecuária (emissão de gases de efeito estufa, carbono no solo, pegada de carbono), que garantiram a ele a menção: “Apenas os profissionais que estão em os 3% mais destacados de sua área são escolhidos para listar na Who’s Who in America”, comemora.

“Ao longo dos anos, Dr. Cardoso escreveu diversas publicações, incluindo ‘Efeitos sazonais nas emissões de amônia, óxido nitroso e metano para excrementos de gado de corte e fertilizante de ureia aplicado a uma pastagem tropical’ e ‘Impacto da intensificação da produção de carne bovina no Brasil sobre emissões de gases de efeito estufa e uso da terra’, além de ser autor de numerosos artigos”, afirma a Who’s Who em seu press release.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres