Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Abertas as inscrições para pós-graduação em Bioinsumos

Abertas as inscrições para pós-graduação em Bioinsumos

Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 07h02 | Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 22h43 | Acessos: 1417

Curso é gratuito e oferta 15 vagas para o Campus Ceres. Além delas, há vagas para outras oito unidades

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) informa que estão abertas as inscrições para ingresso em seu Programa de Pós-Graduação em Bioinsumos. Esta é a primeira especialização Lato sensu do Brasil oferecida de forma gratuita para a formação de pessoal na área de insumos biológicos.

Ao todo são 125 vagas disponíveis, divididas entre o Campus Ceres e as unidades de Campos Belos, Cristalina, Hidrolândia, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde e Urutaí. As inscrições são realizada on-line, pela página do sistema de seleção (clique e acesse), até o dia 29 de fevereiro de 2024.

Podem concorrer às vagas os egressos de quaisquer cursos superior, havendo predileção por egressos das Ciências Agrárias ou Biologia. A seleção se dará por análise curricular, conforme os termos previstos no edital do Processo Seletivo (clique e acesse).

O curso terá duração de 18 meses, com aulas teóricas em ambiente virtual e práticas presenciais. A publicação do resultado final está prevista para ser feita no dia 22 de abril, quando também serão disponibilizadas as datas e orientações de matrícula, bem como o calendário de aulas.

Bioinsumos, uma área inovadora e carente de profissionais - A formação em Bioinsumos é um ramo atual e contemporâneo do agronegócio que tem despontado como a terceira grande revolução da agricultura brasileira, seguindo a tendência dos chamados empregos verdes - ou seja, que visam à sustentabilidade ambiental.

O Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Bioinsumos do IF Goiano está vinculado ao Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio). Este centro, gerido pelo IF Goiano em parceria com as universidades Estadual de Goiás (UEG), e federais  de Catalão (UFCAT) e de Goiás (UFG), gera ações e resultados no âmbito dos bioinsumos em território goiano.

O centro é uma ação ligada ao Programa Estadual de Bioinsumos, instituído pelo Governo de Goiás em 2021 e coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Em fase de implantação, o Cebio será composto por três Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) onde serão realizadas as pesquisas e a inovação na área: URB Promotores do crescimento de plantas (Rio Verde); URB Controle biológico de pragas agrícolas (Urutaí); e URB Controle de doenças de plantas (Morrinhos).

Além das URBs, haverá as Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs), que estão em fase final de implementação, em unidades onde o IF Goiano oferece a especialização em Bioinsumos. Essas UTTs terão como responsabilidade, também, a formação de pessoal especializado, a prospecção de soluções a partir das demandas locais e o mapeamento de parcerias estratégicas.

Diretoria de Comunicação Social (adaptada pela COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres)