Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres recebe 4 prêmios pela Fapeg

Campus Ceres recebe 4 prêmios pela Fapeg

Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 03h53 | Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2024, 03h00 | Acessos: 328

Ao todo, 12 profissionais do IF Goiano foram premiados em edital de incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação

Por Tiago Gebrim
Foto: Matias Noll

Pesquisadores do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foram destaque no Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação – Edição 2023, ocorrido no último dia 1º de fevereiro. A premiação homenageia pesquisadores e profissionais de comunicação que têm se destacado em Goiás com trabalhos que contribuem para a geração de conhecimento e desenvolvimento científico, tecnológico e inovador.

Dos 12 profissionais do IF Goiano indicados ao prêmio, o Campus Ceres levou quatro lugares, correspondendo a 10% do total de premiados (40 pessoas em todo o estado de Goiás). Os nomes foram Henrique Oliveira (Pesquisador Inovador Sênior), Rhanya Rodrigues, Priscilla Noll e Eliane Rosa, as três na categoria Pesquisador Destaque Júnior, nas subcategorias Ciências Humanas, da Vida e Biológicas, respectivamente.

O Prêmio foi instituído com a proposta de reconhecer, dar visibilidade e premiar pesquisadores e profissionais que se destacaram em suas trajetórias desenvolvendo pesquisas e projetos científicos, tecnológicos e de inovação, cujos resultados tenham contribuído para a produção de conhecimento e beneficiado, direta ou indiretamente, o desenvolvimento do Estado e o bem-estar da população de Goiás e do Brasil.

Para Rhanya, a condecoração é um marco em sua carreira. “Representou um marco em minha vida pessoal e profissional. Foi o reconhecimento da minha dedicação a atividades em prol do desenvolvimento da ciência, com ênfase na educação básica, no estado de Goiás. Ser uma mulher premiada é ainda mais significativo, pois representa o acesso a espaços que por muito tempo excluíram mulheres”, celebra.

Única técnica administrativa entre os premiados do Campus, Priscilla Noll, que é nutricionista da unidade, conta que sua motivação vem da possibilidade de trazer mudanças palpáveis para a realidade em que está diretamente inserida. “Optei por trilhar na jornada da pesquisa nos últimos 10 anos, além do trabalho realizado na assistência estudantil, colaborando para a permanência e êxito dos estudantes, bem como qualidade de vida. A ciência é interdisciplinar, se conecta e fortalece os espaços de saber e o desenvolvimento da comunidade”, conta ela.

Apoiar, acreditar e evoluir – Premiado como pesquisador sênior, isso é, aquele que já possui mais tempo dedicado às atividades de investigação científica, Henrique Oliveira destacou o papel da Instituição neste processo. “Obviamente, [este prêmio] foi fruto do processo evolutivo que a gente teve no IF Goiano e em especial no Campo Ceres. É toda uma evolução do profissional junto à Instituição”, afirma.

O pesquisador destacou as mudanças do Campus Ceres nos últimos anos, que contribuíram para que a unidade consiga, atualmente, realizar trabalhos de pesquisa de maior impacto. “Hoje a gente tem estrutura de ponta, mas há 10 anos estávamos começando esse processo. E agora, por exemplo, somos o único campus numa cidade com menos de 100 mil habitantes que conseguiu despontar dentro dessa premiação. Ou seja, a gente conquistou - junto aos grupos de pesquisa, à equipe gestora - prêmios disputando com muitas instituições, já com uma bagagem maior e com cidades em grandes centros, na verdade”, comemora.

(Esq. para dir.) Segurando seus certificados, Priscilla Noll, Henrique Oliveira, Eliane Rosa e Rhanya Rodrigues

A Premiação – A edição 2023 do Prêmio foi lançada pela Fapeg por meio da Chamada Pública nº11/2023 e está alinhada com o Edital do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação “Johanna Döbereiner”), que prevê premiações para três categorias: Pesquisador Destaque (com as subcategorias Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas; Pesquisador Inovador; e Profissional de Comunicação.

A estas categorias, o estado de Goiás acrescentou, nesta última edição do Prêmio, outras três: Categoria Pesquisador Goiano Destaque em outros estados e no exterior; Categoria Projeto de Inovação Destaque; e Categoria Empresa ou Organização de Terceiro Setor Destaque em Inovação como forma de homenagear, também, os esforços bem-sucedidos de gestão e ações de CT&I em projetos de empresas ou terceiro setor em inovação.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres – com informações da Diretoria de Comunicação do IF Goiano e da Fapeg