Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Quem é Aliny Cunha, primeira mulher a dirigir o Campus Ceres
Início do conteúdo da página

Quem é Aliny Cunha, primeira mulher a dirigir o Campus Ceres

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 01 de Março de 2024, 19h39 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 01h03 | Acessos: 456

Com advento da nova gestão do Campus Ceres, a unidade tem, pela primeira vez, uma mulher à frente da Diretoria de Administração e Planejamento e, por extensão, ocupando o posto de diretora-geral em substituições

Por Tiago Gebrim
Fotos: Elaine Santana

 

Quando foi convidada para assumir, no primeiro semestre de 2014, a então Coordenação-Geral de Administração e Finanças (CGAF) do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Aliny Cunha sentiu um “frio na barriga”. Com uma década de experiência de casa, ela já havia atuado em diversos departamentos da Instituição, mas quase todos voltados para rotinas mais próximas do contato com o público em si, como a Comunicação Social, a coordenação de Estágios e de Extensão (à época, com outra denominação), e a Gestão de Pessoas. Ainda assim, não titubeou e aceitou a responsabilidade.

Passados mais dez anos, a bagagem acumulada pelo desempenho desta função a alçou a um novo patamar. Em fevereiro de 2024, Aliny assumiu a Diretoria de Administração e Planejamento (DAP), o cargo máximo dentro deste eixo na unidade. Não é para menos: nesses anos, da então CGAF à atual Gerência de Planejamento, Orçamento, Administração e Finanças (Gpoaf) - nomenclatura atualizada do departamento -, ela chefiou um dos maiores entroncamentos da Instituição, com atuação direta e indireta em diferentes frentes - execução orçamentária, transporte, infraestrutura, licitações, compras, contratos, patrimônio e almoxarifado.

Além da nova diretoria, a servidora também abraça outro desafio, inerente ao cargo: é a substituta oficial da Direção-Geral da unidade, estando responsável pelo Campus Ceres em todas as ausências do diretor-geral, Adriano Braga, sejam por motivos de férias, viagens oficiais, ou outros impedimentos. Nesta semana, que se encerra com a chegada de março, o Mês da Mulher, Aliny efetivou o cumprimento desta função, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora-geral.

Na entrevista concedida por ela, podemos conhecer um pouco mais sobre quem é Aliny, seu histórico profissional e sua visão, enquanto gestora e mulher, para o Campus Ceres do IF Goiano. Atuando desde 2015 como principal mestra de cerimônias nos eventos institucionais, é possível que muitos estudantes e servidores já a tenham visto no palco, mas sem ter ideia de que, por trás de um rosto sorridente, há muita experiência acumulada.

1. Fazendo um resumo da sua trajetória profissional, desde o ingresso no Campus, foram muitos os departamentos em que já trabalhou. Quais foram eles, e como contribuíram para sua formação enquanto gestora?

Aliny: Eu ingressei no Campus Ceres (então Escola Agrotécnica Federal de Ceres) em janeiro de 2004, e de lá para cá passei por vários setores dentro da instituição. Isso permitiu que eu conhecesse melhor o funcionamento da unidade como um todo e tivesse uma visão geral do papel institucional que assumimos frente à sociedade. Um breve resumo da minha trajetória no Campus, com relação à ocupação de funções gratificadas e cargos de direção:

- Coordenação de estágio (2005 a 2006);
- ⁠Comunicação Social (2007 a 2008);
- ⁠Coordenação de Integração Escola-Comunidade (2008 a 2011);
- ⁠Coordenação-Geral de Recursos Humanos (2011 a 2012);
- ⁠Procuradoria Institucional (2012 a 2014);
- Coordenação-Geral de Administração e Finanças/ Gerência de Planejamento, Orçamento, Administração e Finanças (2014 a 2024);
- E agora, a partir de fevereiro, a Direção de Administração e Planejamento.

Ao longo desses anos, atuei ainda em diversas comissões: concursos públicos, processos seletivos, sanções administrativas, equipes de planejamento de contratações e organização de eventos.

 


2. Foram 10 anos atuando na Gpoaf, um dos departamentos mais complexos do Campus. Como foi assumir o departamento e suas rotinas, com as quais não era familiarizada?

Aliny: Qualquer mudança é sempre muito desafiadora, mas atuar na Gerência de Planejamento, Orçamento, Administração e Finanças, por ser tão diferente de todos os setores que já havia trabalhado, trouxe um frio na barriga extra. Novas rotinas, muitos setores vinculados, mudanças de legislação e implantação de novos sistemas e procedimentos… Foram muitos desafios nesse período, mas pude contar com uma equipe maravilhosa, que trabalhou junto comigo, encarou as adversidades e contribuiu para a implementação de novas rotinas.


3. Ao longo deste período, como avalia as transformações ocorridas dentro da Gpoaf?

Aliny: Formamos um time corajoso que conseguiu se sobressair nas atividades realizadas. Com as constantes atualizações, conseguimos aproximar cada dia mais os setores demandantes e equipes de planejamento da Unidade de Compras, otimizando os processos, evitando retrabalho e diminuindo os apontamentos jurídicos. Orçamento executado em sua quase integralidade, prazos cumpridos, acompanhamento contratual sistemático, manutenções realizadas de forma tempestiva, garantindo o funcionamento da instituição… Todos esses são exemplos de um trabalho em equipe alinhado e coeso.


4. Como se sente sendo a primeira mulher na história do Campus a ocupar a Diretoria de Administração e Planejamento, e também a Direção-Geral?

Aliny: Já diz o provérbio popular: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Assumir a Direção de Administração e Planejamento e, no pacote, a direção-geral em caráter de substituição, é um misto de sensações… Ao mesmo tempo que fico extremamente preocupada com a responsabilidade que ambos os cargos carregam, me sinto lisonjeada com a oportunidade e com a confiança depositada. Mais do que um sentimento individual, fico muito feliz em perceber a reação dos colegas e sentir a onda de boas vibrações em torno dessa nomeação… Foi a Aliny, mas poderia ser qualquer outra mulher da unidade a chegar nesse cargo. E esse momento foi tão ansiado por tantos que veio carregado de expectativas depositadas e sensações de objetivo alcançado. Sou muito grata a cada um que acredita no meu potencial e torce para o sucesso da instituição.


5. Enquanto diretora de Administração e Planejamento, quais são seus objetivos para o Campus Ceres?

Aliny: À frente da DAP, assim como em todos os demais setores em que já atuei, meu objetivo é contribuir para o desenvolvimento e consolidação do Campus Ceres com referência em educação, no centro-norte goiano. Trabalhar buscando garantir condições adequadas à realização das atividades institucionais e promover qualidade de vida no ambiente de trabalho e um bom clima organizacional.


6. Qual a mensagem você gostaria de deixar para outras mulheres que leem essa matéria agora?

Aliny: A simbologia de ser a primeira mulher a assumir a direção-geral do campus, ainda que em caráter de substituição, me traz quase que a obrigação de promover discussões sobre os espaços que se abrem para as mulheres, não só no IF Goiano mas nas instituições públicas e privadas de uma forma geral. É um marco de que as mulheres podem assumir quaisquer funções. Competência, compromisso, responsabilidade e interesse não tem ligação alguma com o sexo biológico. Somos todos capazes de desenvolver nossas habilidades e ocupar os espaços que quisermos.

Nem sempre acreditamos na nossa capacidade, temos frequentemente nossa competência questionada e precisamos diariamente provar nossas habilidades. Somos muito mais questionadas e temos nossos posicionamentos medidos por emoções, como se não tivéssemos direito de perder a paciência, bater na mesa, levantar a voz. Muitas críticas vêm exatamente de quem deveria apoiar e incentivar. E a verdade é que tudo isso só serve para nos mostrar o quanto somos fortes e nos impulsiona a buscar dia após dia superar nossos limites. Sejamos mulheres que encorajam outras mulheres e busquemos sempre acreditar em nós mesmas, sem necessidade de provar nada a ninguém.

 

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres

Fim do conteúdo da página