Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres celebra seus 29 anos

Campus Ceres celebra seus 29 anos

Publicado: Quinta, 07 de Março de 2024, 21h33 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 23h52 | Acessos: 193

Comemoração trouxe o tradicional bolo, distribuído aos estudantes de todos os cursos. Em 2024, momento foi marcado por homenagens aos estudantes e servidores, que são a alma da Instituição

Por Tiago Gebrim

Nesta quarta-feira, 6 de março, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) comemorou seus 29 anos. O evento foi realizado no início da manhã, em frente ao Bloco A, onde tradicionalmente ocorriam os momentos cívicos, e teve participação de estudantes do Ensino Médio Técnico e dos cursos de Agronomia e Zootecnia. À noite, com um roteiro mais enxuto, a comemoração foi repetida, a fim de abarcar os estudantes dos cursos noturnos da unidade.

De forma distinta à de anos anteriores, a programação deste aniversário foi realizada em três segmentos. O primeiro, levado a cabo pela diretora de Administração e Planejamento, Aliny Cunha, e pela servidora e cantora Paula Dias, homenageou as estudantes e trabalhadoras do Campus Ceres, marcando o início das comemorações ao Mês da Mulher, que se estenderão ao longo de março.

Em sua fala, Aliny agradeceu o carinho recebido desde que assumiu a função de diretora-geral substituta e expressou, em sua mensagem, o desejo pela equidade de oportunidades. “Não queremos ser mais, nem menos que ninguém, nossa luta é por equidade de direitos e oportunidades. Competência, compromisso, responsabilidade e interesse não tem ligação alguma com o sexo biológico. Somos todos capazes de desenvolver nossas habilidades e ocupar os espaços que quisermos”, afirmou.

Aliny Cunha, diretora de Administração e Planejamento do Campus Ceres

O segundo segmento da programação foi o de homenagens às pessoas que compõem o IF Goiano - ou seja, estudantes e servidores. Representando os primeiros, foram convidados os egressos Ronaildo Neto e Jéssica Lorrane Silva, que se apresentaram em momentos distintos. Ronaildo, que percorreu toda a trilha da verticalização no Campus Ceres (ou seja, curso técnico, graduação e mestrado), trouxe aos novos estudantes uma visão viva das mudanças históricas ocorridas nas últimas décadas dentro do Campus - principalmente as de rotinas e hábitos. Jéssica, por sua vez, falou sobre os desafios profissionais e as reflexões e incertezas vividas durante o curso, especialmente na área da licenciatura.

A egressa Jéssica Silva, que se apresentou durante o período da noite aos cursos de licenciatura e ao bacharelado em Sistemas de Informação

Os servidores Lorena Cavalcante e Leonardo Andrade, efetivados na Casa em 2023, e o diretor-geral, Adriano Braga, ao centro

Para os servidores, a homenagem incidiu naqueles que “chegaram” efetivamente ao serviço público federal, isso é, que tiveram a conclusão de seu estágio probatório durante o ano de 2023. Assim, foram condecorados os professores Leonardo Andrade e Lorena Cavalcante, agora membros efetivos da Casa. O espaço também foi de homenagem póstuma à servidora Sandra Carvalho, falecida no último mês de dezembro. A fala foi conduzida por Cláudia Barros, assistente social da unidade, e que era amiga pessoal e colega de departamento de Sandra.

O diretor-geral, Adriano Braga, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Costa, encerraram a celebração, sendo este o terceiro segmento. Em sua fala, Adriano chamou atenção para as comemorações aos 30 anos do Campus Ceres, que ocorrerão em 2025, lembrando que este é um marco na vida da unidade, como uma instituição sólida e madura. Na mesma direção, Alan, que veio ao Campus Ceres como representante do reitor do IF Goiano, sugeriu que a comemoração seja denominada de Primeiro Trintenário, e que sejam promovidas ações de divulgação especial durante 2025.

Alan Costa, pró-reitor de Pesquisa do IF Goiano, celebrou o trabalho desenvolvido pelo Campus Ceres e sua relevância em todo o estado de Goiás

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres