Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Visitas técnicas marcam a comemoração ao Dia do Técnico em Meio Ambiente

Visitas técnicas marcam a comemoração ao Dia do Técnico em Meio Ambiente

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2024, 20h42 | Última atualização em Terça, 19 de Março de 2024, 20h57 | Acessos: 161

Acadêmicos foram recebidos por duas empresas instaladas na região e acompanharam o dia a dia do profissional e a relevância de sua atuação nas companhias

Por Ondina Macedo e Tiago Gebrim
Fotos: curso técnico em Meio Ambiente

Neste ano de 2024, os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) comemoraram de forma diferente o seu dia profissional. Celebrado todo 13 de março, o Dia do Técnico em Meio Ambiente foi marcado por visitas técnicas, um tipo de atividade extra-classe, com intuito de apresentar o papel das empresas e dos técnicos quanto a gestão e conservação ambiental. De quebra, também puderam observar algumas das oportunidades de trabalho oferecidas ao profissional da área.

Para as visitas, os estudantes foram divididos conforme suas turmas. Assim, 1º e 2º anos do curso visitaram a empresa carmo-rio-verdina CRV Industrial, parceira de longa data do IF Goiano em diversos projetos. Na usina, foram acompanhados pelos técnicos em Meio Ambiente Renata Lopes e Rogério Faria, os quais apresentaram a missão da empresa, sua certificação e as principais ações relacionadas à sustentabilidade. Os estudantes ainda conheceram o Centro de Educação Ambiental (CEA) da unidade, em cujo viveiro são produzidas cerca de 50 mil mudas anuais de árvores frutíferas e nativas do cerrado, conforme a CRV.

Já os discentes do ano final do Ensino Médio Técnico conheceram unidade da multinacional alimentícia Kerry Group instalada em Rialma (GO), onde foram recepcionados por egressos do próprio curso técnico em Meio Ambiente. Durante a visita, conheceram o funcionamento da planta industrial, desde a recepção dos insumos até o tratamento dos resíduos do processo produtivo e sua disposição final adequada. A apresentação deu ênfase na importância do profissional de Meio Ambiente para gestão da sustentabilidade dos recursos naturais em processos industriais.

De volta ao Campus, ainda na esteira das comemorações, a equipe de professores do curso promoveu uma gincana integrativa, envolvendo os estudantes de todos os anos. Nessa programação, questões referentes à matriz curricular do curso foram trabalhadas por meio de brincadeiras como “torta na cara”, e corrida do saco, entre outras.

“Foi um dia valioso na formação dos estudantes”, comemorou a coordenadora do curso, Ondina Macedo. “Além do aprendizado em relação às ações necessárias para garantir a sustentabilidade, foi gratificante depararmos com muitos egressos do campus Ceres, que atuam nessas empresas, graças ao curso que fizeram aqui”, concluiu.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres - com informações do Portal CanaOnline