Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Calendário Acadêmico é suspenso no Campus Ceres

Calendário Acadêmico é suspenso no Campus Ceres

Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2024, 20h32 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2024, 20h09 | Acessos: 917

Medida, tomada nesta quinta-feira, 18 de abril, visa reduzir prejuízo aos estudantes em função da greve nacional dos servidores da Educação

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) definiu, nesta quinta-feira, 18 de abril, por suspender o calendário acadêmico 2024, enquanto perdurar a greve nacional na Educação Federal. A medida foi tomada a partir de reuniões realizadas entre equipe gestora do Campus, bem como entre diretores-gerais, representações estudantis da unidade e com a devida ciência da Pró-Reitoria de Ensino da Instituição. A decisão ocorre após análise dos primeiros dias de greve, nos quais foram avaliadas a adesão dos servidores e o baixo percentual de aulas realizadas.

A suspensão do calendário acadêmico ocorre de forma a reduzir os prejuízos à comunidade estudantil, evitando lançamento de faltas ou a realização de atividades avaliativas durante o período de adesão dos servidores à greve. Apesar da suspensão, serviços essenciais do Campus Ceres permanecerão funcionando, como restaurante e residências estudantis, requerimento e emissão de certificados e diplomas, além da formalização de estágios.

Conforme o Ofício Circular nº 3/2024 - CGAB-CE/CMPCE/IFGOIANO, que determinou a suspensão, foram levados em conta, entre outros itens, "os desdobramentos da greve no Campus Ceres, referente às aulas previstas para cursos de Nível Técnico e Superior", as "pautas recentemente discutidas em reunião com demais diretores-gerais do IF Goiano (Colégio de Dirigentes) e "o acompanhamento dos desdobramentos quanto ao Calendário Acadêmico no IF Goiano e demais unidades da Rede Federal".

É importante ressaltar que, neste momento, o compromisso do Campus Ceres é com a manutenção das atividades essenciais e reelaboração do calendário acadêmico para 2024, com a devida reposição das aulas, tão logo seja finalizado este período de suspensão.

>>> Confiram abaixo as principais dúvidas e respostas sobre este período:

1. Anunciaram que o calendário acadêmico está suspenso. O que significa isso?

A suspensão do calendário acadêmico interrompe temporariamente as atividades letivas previstas no calendário vigente, ou seja, suspende os dias letivos, realização de aulas, provas, atividades avaliativas e eventos promovidos pelo Campus Ceres, sejam presenciais ou à distância.

2. A suspensão do calendário acadêmico é uma forma de evitar prejuízos durante a greve dos servidores da Educação? Por quê?

Com a suspensão do calendário acadêmico fica assegurado de que as atividades letivas previstas para este período deverão ser repostas tão logo finalize a greve. Não é permitido o registro de frequência, conteúdo curricular e atividades avaliativas durante este período para quaisquer turmas de curso técnico ou graduação.

3. Estou envolvido em projetos. Eles irão parar também, ou continuam, mesmo com o calendário suspenso? Onde devo procurar essa informação?

Não. Estas atividades foram definidas como atividades essenciais e poderão ocorrer conforme a disponibilidade e cronograma dos servidores e estudantes envolvidos no projeto.

4. Como ficará a carga horária e conteúdo das disciplinas após a greve?

A carga horária e conteúdo continuam os previstos no Projeto Pedagógico do Curso e devem seguir após a greve, a partir da última aula realizada antes da suspensão do calendário. Não haverá redução de conteúdo devido à greve.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres