Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Workshop de Bandas e Fanfarras movimenta Campus Ceres

Workshop de Bandas e Fanfarras movimenta Campus Ceres

Publicado: Terça, 21 de Mai de 2024, 18h10 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2024, 14h51 | Acessos: 178

Evento, que está na 5ª edição, teve participação de 15 bandas e corporações musicais, de diversas cidades da região

Por Tiago Gebrim

Quase 400 estudantes, muitos deles ainda matriculados no Ensino Fundamental, participaram neste sábado, 18 de maio, do 5º Workshop de Bandas e Fanfarras do Vale de São Patrício, realizado pelo Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). O evento, que ainda engloba a chamada AGBF Itinerante – sigla para Associação Goiana de Bandas e Fanfarras – repetiu o sucesso das edições anteriores, e mostra que, a cada ano, caminha rumo a sua consolidação.

Leandro Simplício, presidente da AGBF e um dos idealizadores do workshop, ressaltou a importância da parceria entre a entidade e o IF Goiano. Em sua fala, ressaltou o pioneirismo do evento, que tem o foco na formação e troca de experiências. “Nem a Secretaria de Estado de Educação promove um evento deste tamanho. Há outras iniciativas, também grandes, mas são campeonatos”, explicou.

Tendo sua primeira realização em 2017, o Workshop de Bandas e Fanfarras mostra a fórmula do sucesso pela amplitude de sua programação e pela adesão de participantes. Durante todo o dia, foram 10 oficinas, como de regência, para os maestros, de flauta, saxofone e clarinete, de baliza e balizador, e de corpo coreográfico. Entre bandas musicais, de percussão e marcial, foram 14 visitantes, além da própria Corporação Musical do Campus Ceres do IF Goiano.

Hugo Campos, responsável pela organização do Workshop de Bandas e Fanfarras e regente da Corporação Musical do Campus Ceres

Max Daniel, estudante da casa, participou pela primeira vez do evento. Ele conta que, antes de ingressar no IF Goiano, não tinha sequer vivência em bandas escolares. Agora, participando do projeto, pode aproveitar as oficinas para aprimorar sua prática. “Eu aprendi muitas coisas, principalmente tocar a lira, que é o meu instrumento”, informa.

Visitando o Workshop pela segunda vez, Cauã Santos e Lara Rayane, da Banda de Percussão Zico Monteiro, de Uruana (GO), também elogiaram o evento. Os estudantes, que tocam os instrumentos bumbo e quinton, respectivamente, participaram da oficina de percussão. Além da programação do evento, eles destacaram outros aspectos da organização: “Eu gostei muito da comida”, informou Lara, fazendo referência ao almoço servidor pelo restaurante estudantil. “E as oficinas, neste ano, foram nas salas, climatizadas. Então fica bem mais confortável”, indicou Cauã.

Lara e Cauã, do Colégio Estadual Zico Monteiro, da cidade de Uruana (GO)

Para o diretor-geral do Campus Ceres, Adriano Braga, manter o evento e trabalhar pela sua consolidação é um compromisso. “Com a pandemia o número de bandas e fanfarras foi reduzido na nossa região, e é preciso lembrar esse trabalho importante feito pelos professores, seja de Arte, de Música, ou outros. O IF Goiano vai incentivar cada vez mais esses projetos e eventos”, afirmou. Ele ainda lembrou a importância das parcerias estabelecidas, por exemplo, com a AGBF, fundamentais para garantir os participantes e os instrutores. “O IF Goiano é um espaço público, uma instituição pública, aberta a todos vocês”.

A Banda Musical do Município de Uruana, sob regência do maestro Ronei Ribeiro, executou o Hino Nacional, na abertura do evento

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres