Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Projeto Caminhos da C&T publica obra Quadrinistas Mirins

Projeto Caminhos da C&T publica obra Quadrinistas Mirins

Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2024, 16h16 | Última atualização em Domingo, 16 de Junho de 2024, 14h04 | Acessos: 158

A coletânea é fruto de atividades desenvolvidas no ano de 2023, dentro das atividades do projeto. Publicação está disponível para acesso gratuitamente

Por Tiago Gebrim

O projeto Caminhos da Ciência & Tecnologia, uma iniciativa do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), publicou no último mês de maio a coletânea Quadrinistas Mirins. O projeto tem como finalidade explorar a linguagem de HQs e, ao mesmo tempo, contribuir com a alfabetização digital das crianças participantes, por meio do desenvolvimento das chamadas competências de multiletramento.

As histórias reunidas na obra foram produzidas por crianças entre 9 e 11 anos, de turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Para tal, foi utilizada a ferramenta Pixton, para criação de HQs digitais. Todo o processo ocorreu durante a disciplina eletiva sobre o tema, ofertada pelo Campus dentro do Caminhos da C&T.

A orientadora da disciplina, Denise Francisca, comemora o resultado obtido: “Cada história é uma janela para o mundo da imaginação infantil, explorando temas que vão de aventuras fantásticas até contos emocionantes do dia a dia escolar”. Além da servidora, outros estudantes estiveram envolvidos no projeto, colaborando com todas as etapas da produção da coletânea.

A publicação Quadrinistas Mirins possui mais de 50 histórias, contadas de forma divertida e que não só mostram os desejos das crianças, mas, também, dão pistas sobre as referências que as rodeiam. A obra pode ser acessada gratuitamente aqui.

Os caminhos – De responsabilidade da Gerência de Extensão do Campus Ceres, o projeto Caminhos da Ciência e Tecnologia, realizado em parceria com a Prefeitura de Ceres, propõe uma série de atividades, todas realizadas no Campus Ceres, para crianças de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, por meio de disciplinas eletivas.

Em 2023, essas foram divididas em eixos temáticos, conforme o ano escolar, sendo elas Educação Ambiental, Histórias em Quadrinhos, Práticas Científicas, Produção de mudas e Produção de Alimentos. O projeto busca, em resumo, fornecer às crianças meios para facilitar a compreensão do mundo a sua volta, unindo a educação escolar, científica, tecnológica e, claro, o cotidiano.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres