Campus Ceres realiza oitavo Dia de Campo de Equoterapia
Evento gratuito trouxe palestrantes de destaque nacional para capacitação na área de neurodesenvolvimento
Por Tiago Gebrim
Nesta sexta-feira, 9 de agosto, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou a oitava edição do seu Dia de Campo de Equoterapia. Com o tema Conectando ideias, o evento teve a parceria da Prefeitura de Ceres e trouxe uma programação focada na capacitação dos profissionais que atuam no Centro de Equoterapia da Instituição.
A acolhida foi realizada pela servidora Sílvia Maria dos Santos, coordenadora do Centro de Equoterapia do Campus Ceres há mais de década, e que é uma devota da causa. Ela agradeceu a união da equipe multiprofissional que atua no espaço a presença dos Michelli Sabatini e Fernando Calil, convidados especiais do evento com larga atuação na área da equoterapia.
Em sua fala, a coordenadora do Centro Regional de Referência em Reabilitação de Ceres, Renata Gomide, enalteceu a importância do Centro de Equoterapia para a região do Vale de São Patrício. “É um projeto gigante, um projeto do IF no qual a Prefeitura de Ceres, desde 2005, engajou, por meio de convênios”. Ela ainda evidenciou o caráter público da iniciativa: “a Equoterapia é mantida apenas com recurso público, não tem nenhum financiamento privado nesse projeto. Então aqui eu queria realmente enaltecer o Sistema Único de Saúde, que de fato atende à população, à comunidade”.
Também o diretor-geral do Campus Ceres, Adriano Braga, ressaltou a importância da colaboração entre IF Goiano e entidades locais, como as prefeituras de Carmo do Rio Verde, Ceres e Rialma, para manutenção do Centro de Equoterapia. “É uma junção de várias parcerias, de várias gestões, de várias ações, e que deve permanecer, deve continuar oferecendo serviço para toda comunidade, de Ceres e região”, afirmou. “O Centro de Equoterapia é um exemplo de que podemos cada vez mais nos unir e melhorar o que temos para oferecer a toda a comunidade”.
Conectando ideias - A programação do evento foi realizada ao longo de todo o dia, com foco nos profissionais da saúde envolvidos com a equoterapia. A primeira parte foi constituída de um estudo de caso, nascido dentro da própria Instituição, e trazida pelo fisioterapeuta Waghner Ribeiro. Além dele, também a mãe da praticante sujeito do estudo teve um momento de socialização de suas percepções.
A segunda parte do Dia de Campo foi voltada para a capacitação em funções executivas dentro do âmbito terapêutico. Essas são funções responsáveis pelo controle e regulação de ações, emoções e pensamentos. O assunto foi tratado em oficina ministrada pelos terapeutas Michelli Sabatini e Fernando Calil.
Vindos diretamente de Uberaba (MG) e com trabalhos realizados, inclusive, dentro da Associação Nacional de Equoterapia (Ande), os profissionais abordaram a conceituação das funções executivas e sua relação com aprendizado e desnvolvimento neuromotor, além de métodos para avaliação de seu desenvolvimento em crianças e adolescentes.
COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres
Redes Sociais