Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres realiza sessão diplomática para cooperação internacional
Início do conteúdo da página

Campus Ceres realiza sessão diplomática para cooperação internacional

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2024, 02h59 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 15h03 | Acessos: 237

Intenção é formalizar acordos de intercâmbio e pesquisa com instituições espanholas

Por Tiago Gebrim

 

Na última sexta-feira, 9 de agosto, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou uma sessão diplomática para tratar de futuros acordos de intercâmbio e cooperação interinstitucional além-mar. A reunião envolveu os professores espanhois Vicente Miñana-Signes e María Teresa Martínez e teve presença da coordenadora de Assuntos Internacionais da Instituição, Lídia Morais.

Oriundos da Universitat Jaume I e Universitat de València, respectivamente, María Teresa e Vicente estiveram no Campus Ceres por cerca de 10 dias, em visita viabilizada por editais aprovados por professores da Casa. No período, contribuíram ativamente com os cursos da unidade, ministrando e participando de atividades com estudantes de Ensino Médio Técnico, de graduação e dos cursos de mestrado.

A sessão diplomática teve como objetivo alinhar interesses do IF Goiano e das instituições por eles representadas, visando acordos de cooperação e intercâmbio para estudantes e servidores. A coordenadora de Assuntos Internacionais destacou a contribuição do Campus Ceres para a vinda de professores de outros países. “Aqui a internacionalização já se faz como rotina, e tem sido exemplo para nossos demais campi”, explicou.

“Temos aqui oportunidade de ampliar fronteiras, despertar curiosidade nos estudantes. Uma oportunidade de novos aprendizados para nós e para esses acadêmicos”, destacou Miñana-Signes. Em sua opinião, a hospitalidade da equipe do IF Goiano, bem como a infraestrutura do Campus e qualificação das equipes de trabalho são um diferencial.

Para Martínez, as instituições têm buscado seguir o mesmo trajeto, no que se refere a laços internacionais. “A Universitat Jaume I está aberta a receber pessoas estrangeiras”, afirmou, enfatizando que essas “são oportunidades de estabelecer pontes, conhecer culturas e melhorar-se como pessoa e profissional.” María Teresa reforçou, assim como Vicente, a qualificação encontrada na equipe ceresina do IF Goiano, bem como o trabalho da Coordenação de AI.

O diretor-geral do Campus Ceres, Adriano Braga, que também participou da sessão, elogiou os esforços da Gerência de Pesquisa, representada pelo seu titular, Matias Noll, em promover o intercâmbio de profissionais e estudantes. Braga destacou a importância do uso de ferramentas digitais para driblar a distância e estreitar as relações entre as instituições. “Durante a pandemia promovemos encontros e eventos virtuais, e agora parece que estamos deixando de lado”, afirmou. “Precisamos usar essas ferramentas para irmos além dos muros”.

 

 

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.