Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres realiza sessão diplomática para cooperação internacional
Início do conteúdo da página

Campus Ceres realiza sessão diplomática para cooperação internacional

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2024, 02h59 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 15h03 | Acessos: 127

Intenção é formalizar acordos de intercâmbio e pesquisa com instituições espanholas

Por Tiago Gebrim

 

Na última sexta-feira, 9 de agosto, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou uma sessão diplomática para tratar de futuros acordos de intercâmbio e cooperação interinstitucional além-mar. A reunião envolveu os professores espanhois Vicente Miñana-Signes e María Teresa Martínez e teve presença da coordenadora de Assuntos Internacionais da Instituição, Lídia Morais.

Oriundos da Universitat Jaume I e Universitat de València, respectivamente, María Teresa e Vicente estiveram no Campus Ceres por cerca de 10 dias, em visita viabilizada por editais aprovados por professores da Casa. No período, contribuíram ativamente com os cursos da unidade, ministrando e participando de atividades com estudantes de Ensino Médio Técnico, de graduação e dos cursos de mestrado.

A sessão diplomática teve como objetivo alinhar interesses do IF Goiano e das instituições por eles representadas, visando acordos de cooperação e intercâmbio para estudantes e servidores. A coordenadora de Assuntos Internacionais destacou a contribuição do Campus Ceres para a vinda de professores de outros países. “Aqui a internacionalização já se faz como rotina, e tem sido exemplo para nossos demais campi”, explicou.

“Temos aqui oportunidade de ampliar fronteiras, despertar curiosidade nos estudantes. Uma oportunidade de novos aprendizados para nós e para esses acadêmicos”, destacou Miñana-Signes. Em sua opinião, a hospitalidade da equipe do IF Goiano, bem como a infraestrutura do Campus e qualificação das equipes de trabalho são um diferencial.

Para Martínez, as instituições têm buscado seguir o mesmo trajeto, no que se refere a laços internacionais. “A Universitat Jaume I está aberta a receber pessoas estrangeiras”, afirmou, enfatizando que essas “são oportunidades de estabelecer pontes, conhecer culturas e melhorar-se como pessoa e profissional.” María Teresa reforçou, assim como Vicente, a qualificação encontrada na equipe ceresina do IF Goiano, bem como o trabalho da Coordenação de AI.

O diretor-geral do Campus Ceres, Adriano Braga, que também participou da sessão, elogiou os esforços da Gerência de Pesquisa, representada pelo seu titular, Matias Noll, em promover o intercâmbio de profissionais e estudantes. Braga destacou a importância do uso de ferramentas digitais para driblar a distância e estreitar as relações entre as instituições. “Durante a pandemia promovemos encontros e eventos virtuais, e agora parece que estamos deixando de lado”, afirmou. “Precisamos usar essas ferramentas para irmos além dos muros”.

 

 

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres

Fim do conteúdo da página