Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Congresso de Pesquisa: 3ª edição tem recorde de participantes
Início do conteúdo da página

Congresso de Pesquisa: 3ª edição tem recorde de participantes

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 20h39 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2024, 12h39 | Acessos: 212

Evento terá programação até dia 31 de agosto. Participação é gratuita e contempla atividades para estudantes de Ensino Técnico, graduações, especializações e mestrados

Por Tiago Gebrim
Fotos: Adriel Pereira

 

Na noite desta quarta-feira, 28 de agosto, teve início no Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) a terceira edição do Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CPPI) da unidade. O evento, que é gratuito, traz uma programação que contempla discussões que abarcam do Nível Médio à pós-graduação, pensado não só nos acadêmicos do IF Goiano, mas também de outras instituições de ensino de Ceres e região.

A alta adesão ao evento já se podia mensurar na abertura: um auditório lotado, que exigiu até a colocação de cadeiras extras para comportar todos os presentes. Na fala de abertura, a servidora Kássia Rabelo, responsável pela coordenação do congresso, atribuiu o marco ao “fruto do esforço coletivo de todos vocês, que acreditam no poder da ciência”, em agradecimento à equipe de trabalho envolvida na ação.

“Quero dizer que esse evento é feito para vocês e com vocês”, saudou o gerente de Pesquisa da unidade, Matias Noll, um dos idealizadores do CPPI. Ele exaltou o número de participantes e a qualidade da programação, que tem nomes de peso, inclusive de órgãos como os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. “São palestras fantásticas, atividades que devem ser aproveitadas ao máximo”.

 


Matias Noll, Alan Costa e Kássia Rabelo

 

Na mesma linha, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Costa, elogiou o impacto do evento para os acadêmicos, principalmente considerando sua realização não em uma capital, mas no interior do estado. “Uma imensa quantidade de eventos; eu nem arrisco citá-los todos, mas temos aí ações de iniciação científica, formação de professores, de internacionalização e do Centro de Excelência em Bioinsumos”, apontou.

O diretor-geral do Campus Ceres, Adriano Braga, também apontou o impacto do Congresso e de outras iniciativas do gênero, e fez questão de sublinhar a diferença entre a formação básica dos Institutos Federais e a de outras escolas. “Nossos estudantes, logo no 1º ano, já estão tendo contato com iniciação científica, envolvem-se em projetos, em apresentação de trabalhos em eventos de pesquisa como esse”. Para ele, o despertar da curiosidade científica é crucial para a formação de um cidadão autônomo, crítico e capaz de uma postura analítica frente às constantes desinformações a que estamos acometidos na atualidade.

 


Adriano Braga, diretor-geral do Campus Ceres

 

Pesquisadores Destaque - Como já é tradição, durante a abertura do CPPI foi realizada também a premiação dos pesquisadores que se destacaram no Campus Ceres durante o ano de 2023. A premiação foi conduzida por Denise Sousa, responsável pela equipe que avaliou as iniciativas em andamento e os currículos dos pesquisadores, a fim de encontrar projetos que, acima de tudo, possam “trazer benefícios e impactos na sociedade local, regional e nacional”.

Foram cinco categorias premiadas, a saber, “Mulher na Ciência”, “Ciências Agrárias e Engenharias”, “Ciências Sociais, Humanas e Linguagens”, “Ciências da Natureza, Saúde e Tecnologia” e “Projeto Inovador”. Nas quatro primeiras, foram agraciados, respectivamente, a professora Lucianne Andrade, da área de Matemática, o docente Roriz Machado, de Ciência do Solo, o professor Wagner Freitas, da área de Geografia, e o docente Fausto Filho, da Física.

Na última categoria, projeto inovador, a pesquisa “Produção de um Glossário em Libras de termos técnicos em Informática”, de autoria de Leila Coudinho da Silva, foi a premiada. O estudo, que foi transformado em produto educacional, para aplicabilidade em outras instituições, foi construído dentro do próprio IF Goiano, no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, sob orientação da docente Mirelle São Bernardo.



Leila Silva, Roriz Machado, Lucianne Andrade, Denise Sousa, Fausto Filho e Wagner Freitas, durante a premiação

 

Programação - Com quatro dias de atividades, o III Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação seguirá até o próximo sábado, 31 de agosto. Os interessados podem acompanhar o cronograma diretamente pela página do evento e, aqueles que ainda não se inscreveram, têm a oportunidade de participarem por meio de inscrição parcial, até o último dia.

 

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres

Fim do conteúdo da página