Campus Ceres promove primeiro Workshop de Física
Evento envolveu 17 projetos e 40 estudantes, promovendo integração entre cursos e áreas do conhecimento
Por Tiago Gebrim
Foto: Equipe Lafis
Docentes da área de Física do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizaram na última semana o Workshop de Física e Educação. O evento ocorreu no Laboratório de Física (Lafis) da unidade e foi voltado para estudantes envolvidos em projetos da área.
A programação foi conduzida pelos professores Fausto Filho, Mairon Marques e Marcelo Coêlho, durante toda a tarde do dia 21 de agosto. Foram realizados seminários científicos com os projetos e trabalhos desenvolvidos pelo Lafis, nos anos de 2023 e 2024, além de premiação dos estudantes vencedores do edital para identidade visual do Laboratório.
Ao todo, 40 estudantes participaram do Workshop, oriundos dos cursos de Agropecuária, Informática para Internet, Licenciatura em Ciências Biológicas, Meio Ambiente, Sistemas de Informação e Zootecnia. Entre os 17 projetos apresentados, figuraram o Baú da Ciência, Astronomia Itinerante, Pensamento Criativo na Matemática, Todes por Um e Simulação de Interação de Pragas da Cana-de-Açúcar.
De acordo com Mairon Marques, o evento teve relevância ao mostrar as diversas iniciativas desenvolvidas na área da Física: “Apesar de a área ser pequena [dentro do Campus], há uma grande concentração de atividades e resultados expressivos nos três pilares da instituição: pesquisa, ensino e extensão”, enfatiza o docente. “O público teve a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos por outros estudantes no campus, assim como as iniciativas dos professores da área de Física”, explica.
A proposta é que o Workshop se torne um evento anual, preferencialmente na semana de comemoração ao Dia do Físico, celebrado todo 15 de maio. A proposta dialoga com a formação integrada dos Institutos Federais. “A formação acadêmica dos professores é diversificada e altamente especializada, o que traz exemplos, aplicações e ilustrações modernas para o contexto de sala de aula”, conclui Mairon.
COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres
Redes Sociais