Campus Ceres sedia Escola Regional de Informática
Evento, que está na sua 12ª edição, é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e busca aproximação entre pesquisadores da Informática, o comércio e a indústria
Por Tiago Gebrim
O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realiza nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6 de dezembro, a 12ª edição da Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO). O evento, que ocorre pela primeira vez no interior do estado, tem sua história iniciada no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia (GO), que em 2024 atuou como co-realizador da iniciativa.
A abertura do evento foi realizada na noite desta quinta-feira, 5, em solenidade no Centro Integrado de Pesquisa (Cippi) do Campus Ceres. A coordenadora da edição, professora Ramayane Braga, agradeceu os presentes e destacou que a realização da ERI-GO no IF Goiano demonstra a maturidade da unidade para receber e coordenar eventos de monta. “Temos essa possibilidade de compartilhar conhecimento, dividir experiências e trocar network, vivências”, enfatizou.
O pesquisador da UFG Valdemar Neto, que atua no comitê científico da ERI-GO, destacou em sua fala a importância da interiorização desta iniciativa. “Nos incomodava muito porque não era a Escola Regional de Informática de Goiás, era a Escola Regional do INF e UFG… Agora, conseguimos trazer aqui para o interior de Goiás e transformar o caráter desse evento em, de fato, um evento regional. Aqui vocês vão encontrar os principais pesquisadores goianos de computação, é um ambiente de formação”, enalteceu Valdemar.
O impacto do evento se mostra na diversidade de participantes em trabalhos submetidos, além das caravanas que trouxeram estudantes de várias instituições de ensino. “Foi um total de 60 trabalhos inscritos: 28 artigos, 16 resumos expandidos e outros 16 posters. E, claro, temos UEG, Fatesg, UFG, IFG, IF Goiano. Mas também temos trabalhos aprovados da Unicamp, do ITA, UFMT, UFC, UFPA, Ifap, UFMA e IFPR. Esses números mostram a pujança do evento”, completou Valdemar.
A fala do diretor-geral do Campus Ceres, Adriano Braga, que também é integrante da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), foi no sentido de agradecer, não só a equipe de estudantes e servidores que organizaram o evento, como também os docentes e acadêmicos que vieram de outras cidades. Braga citou exemplos de oportunidades, como as norteamericanas IBM e GoCo, nas quais temos egressos da Casa trabalhando hoje, em regime de home office integral, mostrando que, na área de Informática, a localização geográfica é muito relativa. “Confiem em seus colegas, confiem em seus professores e sigam”, concluiu o diretor.
A Escola - O evento acadêmico intitulado ERI-GO tem cunho técnico-científico e abarca diversos assuntos de vanguarda na área da Informática. Seu propósito principal é aproximar a pesquisa científica das necessidades do mercado em Goiás. Além disso, tem objetivo de promover a integração entre a comunidade goiana de pesquisadores da Informática e promover debates de temas relevantes para a área. O evento é promovido pela SBC e, desde a sua 11ª edição, saiu dos muros da UFG para ser realizada outras instituições.
COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres
Redes Sociais