Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Estudantes do Campus Ceres apresentam soluções de TI a empresariado local
Início do conteúdo da página

Estudantes do Campus Ceres apresentam soluções de TI a empresariado local

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2024, 22h41 | Última atualização em Segunda, 20 de Janeiro de 2025, 11h59 | Acessos: 209

Evento ocorreu dentro da programação da Escola Regional de Informática, no início de dezembro

Acadêmicos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) apresentaram, no último dia 6 de dezembro, propostas de soluções e inovações informacionais para aplicação em diversos ramos comerciais. A ação decorre do Seminário de Inovação Tecnológica, realizado anualmente desde 2022, com estudantes do 6º período do curso.

De acordo com Rafael Feitosa, coordenador do Seminário e docente do IF Goiano, o evento envolve três disciplinas do curso: Práticas de Desenvolvimento de Software, Programação para Dispositivos Móveis e Administração e Empreendedorismo. A ideia, ao se propor a interdisciplinaridade, é que os estudantes consigam mapear deficiências a serem sanadas ou fluxos que possam ganhar mais eficiência, e construírem uma solução viável.

“Em desenvolvimento de software, o objetivo é conduzir todo o processo de desenvolvimento de um produto, desde o levantamento de requisitos até a entrega efetiva”, informa Feitosa. A disciplina de dispositivos móveis se complementa à primeira, aumentado o ferramental de desenvolvimento dos acadêmicos. “Em Administração e Empreendedorismo é feito um estudo, uma análise da viabilidade técnica da ferramenta, do público, do contexto que ela vai ser inserida, até chegar ao plano de negócios”, conclui o docente.

 

 

Ao todo foram sete trabalhos apresentados, e todos pré-avaliados internamente quanto à pertinência e exequibilidade. “Essas ideias passam por um refinamento para chegarmos a um mínimo produto viável, um MPV, que seria aquele que pudesse ser desenvolvido em quatro meses, dentro do contexto dessas três disciplinas”, explica. A inserção do Seminário de Inovação Tecnológica no 6º período do curso é, justamente, uma forma de possibilitar aos discentes desenvolverem um produto a ser lapidado, posteriormente, no trabalho de conclusão, realizado nos semestres seguintes.

Além do desenvolvimento acadêmico-científico, o evento busca mostrar às autoridades e empresários locais as possibilidades de parceria, tanto com o IF Goiano quanto com os próprios egressos, posicionando a Instituição como uma referência para fornecimento de soluções específicas, e no “quintal de casa”. É o que diz Rafael: “Quando alguma empresa tem um problema ou uma demanda sem resolução, eles procuram a UFG. A ideia é que aqui na região eles nos procurem, e que nós possamos desenvolver essas soluções”.

Conheça os produtos apresentados:

  • Peça Aqui: uma aplicação de gerenciamento de pedidos e delivery para o setor de alimentação;
  • Conecta Work: uma plataforma para interligar clientes e prestadores de serviços;
  • CryptoRun: uma solução inovadora que promove a prática regular de esporte aliada ao ganho de criptomoedas;
  • Médicos sem Espera: um aplicativo inovador de fila de espera em consultório médico que otimiza espaço e tempo;
  • Patas do Cerrado: um aplicativo que permite a busca ativa por tutores para animais em situação de rua;
  • Revitalize: uma solução para gerenciamento de prontuários de pacientes em consulta psicológicas ou multidisciplinar;
  • SoloSmart: um ecossistema de hardware e software para monitorar e automatizar parâmetros ambientais do solo para pequenos e médios produtores.

 

  Saber más

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres

Fim do conteúdo da página