Caminhos da Ciência & Tecnologia certifica mais de 300 crianças
Repetindo o sucesso da primeira edição, projeto ofertou atividades diversas para crianças de Ceres ao longo de 2024
Por Tiago Gebrim
Fotos: Isaque Romualdo; Adriel Pereira
Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) certificou 360 crianças do projeto Caminhos da Ciência & Tecnologia no Ensino Fundamental I. Fruto de uma ideia em conjunto com a Prefeitura de Ceres, o projeto traz estudantes da Escola Municipal Pequeno Príncipe para cursar disciplinas eletivas da grade curricular de 1º a 5º ano. O foco é apresentar aos estudantes rotinas e vivências científicas diretamente relacionadas aos eixos tecnológicos do Campus Ceres.
Ao longo de um ano, as crianças tiveram contato, semanalmente, com práticas diversas dentro de Tecnologia da Informação, Ciências da Natureza e Ciências Agrárias. Foram cinco eixos trabalhados como disciplinas eletivas: histórias em quadrinhos, produção de mudas, criação de animais, práticas científicas e educação ambiental. Para viabilizar as atividades, o Campus Ceres contrata, anualmente, estudantes instrutores, que auxiliam nas atividades, sob supervisão dos professores orientadores de cada eixo.
O diretor-geral do Campus Ceres, Adriano Braga, agradeceu a parceria com o município, e ressaltou a importância do projeto, que também contribui na formação dos próprios estudantes do Campus. "É muito importante para o IF Goiano, que tem estudantes em diversas áreas do conhecimento, ter acadêmicos atuando nesse projeto, convivendo com as práticas pedagógicas e fazendo parte da formação de outros estudantes", afirmou. Braga também agradeceu à equipe de servidores da Instituição e do município, que uniram forças para viabilizar o projeto, que envolve atividades diárias na unidade.
Em discurso aos pais presentes, o prefeito de Ceres, Edmario Barbosa, mostrou-se satisfeito com os resultados. "Para mim é uma satisfação saber que a nossa educação, do nosso município, é uma educação de qualidade. Mesmo com todos os obstáculos que temos, temos oferecido ao povo, às nossas crianças, uma boa educação". Assim como o gestor municipal, a diretora da Escola Municipal Pequeno Príncipe, Keyla Cassimiro, enalteceu a oportunidade da parceria com o IF Goiano. "É uma aprendizagem que as crianças têm e que nós, como escola, não teríamos condições de ofertar dentro da nossa unidade. E elas têm vivido experiências maravilhosas, trabalhando diretamente com a natureza, com animais, em laboratórios", celebrou.
COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres
Redes Sociais