Pró-Reitoria de Pesquisa busca fortalecer a pesquisa e pós-graduação do Campus Ceres
Visita realizada pelo titular da pasta buscou alinhamento de estratégias entre a unidade e a Reitoria
Nesta última quarta-feira, 19 de fevereiro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu a visita do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Instituição, Alan Costa, que cumpriu uma agenda intensa de reuniões estratégicas para o fortalecimento das áreas de pesquisa e pós-graduação na instituição.
A programação foi inicada com uma reunião com a Direção-Geral e a Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da unidade, na qual foram discutidas ações para impulsionar o desenvolvimento da pesquisa no campus. O pró-reitor também se reuniu com os colegiados do ProfEPT (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) e do PPGIC (Mestrado Profissional em Irrigação no Cerrado).
Outro momento de destaque foi a agenda internacional, que contou com a participação da coordenadora de Assuntos Internacionais do IF Goiano, Lidia Morais, e reuniu os pesquisadores uruguaios Ariel Cuadro e Gabriel Barg, ambos da Universidade Católica do Uruguai. Eles realizam uma missão internacional na instituição por meio de um projeto subsidiado pela Fapeg, sob a coordenação do docente Matias Noll. Durante o encontro, foram compartilhadas experiências e estabelecidas novas perspectivas de colaboração em pesquisas científicas inovadoras, fortalecendo os laços internacionais da Instituição.
No início da tarde, o pró-reitor participou da Aula Inaugural de Pensamento Computacional para a Olimpíada Brasileira de Informática, com coordenação das professoras Thalia Santana e Ramayane Braga. A iniciativa é pensada para divulgar a importância das olimpiadas cientificas, ação que já é feita há 10 anos no Campus Ceres, resultando, inclusive, na participação de um egresso da Casa em competição mundial no Cazaquistão.
Alan Costa aproveitou o momento para divulgar à comunidade acadêmica quanto ao convênio de Doutorado Interinstitucional (Dinter), na área de Ciência da Computação, oferecido em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e repassou informações sobre como se credenciar em programas de pós-graduação do IF Goiano. Ele também se reuniu com os integrantes do Cebio (Centro de Excelência em Bioinsumos) para discutir as ações em andamento e novas estratégias para fomentar a pesquisa e inovação, com foco nas especificidades dos Bioinsumos.
Já no final da tarde, o pró-reitor visitou o Projeto Avaliação de cultivares de café arábica, coordenado pelo docente Cleiton Mateus, que busca promover inovações no cultivo e processamento do café. O projeto, que já completa mais de uma década de existência, tem se tornado referência para a escolha de cultivares em nossa região.
A visita da Pró-Reitoria de Pesquisa enfatiza a integração entre os diversos programas acadêmicos e as iniciativas de inovação. A ação também ressaltou a importância da colaboração interna e internacional, ampliando as oportunidades de desenvolvimento científico e acadêmico para a comunidade acadêmica.
Fonte: Gerência de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Campus Ceres
Redes Sociais