ProfEPT celebra a 100ª dissertação no IF Goiano
Criado em 2018, o programa de mestrado existe em todo o Brasil. No IF Goiano teve início em Morrinhos, no ano de sua criação, e desde 2020 é ofertado em Ceres
Na última quinta-feira, 13 de março, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) celebrou a centésima defesa de dissertação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O título foi defendido pelo acadêmico Eduardo Dias, servidor da Casa, que trouxe um estudo sobre o bem-estar e saúde dos professores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Orientado pelo docente Matias Noll, pesquisador da Instituição, o trabalho foi intitulado Qualidade de vida: percepção dos docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e verificou a percepção de 685 profissionais sobre os indicadores que compõem a chamada qualidade de vida. “A pesquisa levou em consideração os domínios físico, mental, ambiental e social”, explicou Eduardo.
A partir dos resultados, o mestrando criou o produto Qualidade de vida para docentes: um guia prático para o bem-estar no trabalho e na vida profissional, que pretende ajudar os professores em diversos aspectos do cotidiano. O guia será disponibilizado no repositório do ProfEPT e é composto de cinco partes: Saúde Física, Saúde Mental, Cuidado com a voz, Ergonomia e, por fim, Qualidade de Vida.
A coordenadora do mestrado, Mirelle de São Bernardo, celebrou a defesa e falou sobre o propósito do curso: “[A defesa] representa um marco significativo na formação de pesquisadores dedicados à EPT no Brasil. Este programa, que visa a qualificação da classe trabalhadora, tem se mostrado essencial na formação de profissionais capacitados a refletir criticamente sobre as necessidades do setor e propor soluções inovadoras”, afirmou.
Para a gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do Campus Ceres, Rhanya Rodrigues, a defesa mostra a pujança e maturidade dos cursos de pós-graduação na unidade e no IF Goiano como um todo. “Cada defesa simboliza um processo de crescimento acadêmico e pessoal, tanto para os discentes quanto para os orientadores e a comunidade envolvida”, afirma. “Além disso, a centésima defesa evidencia a consolidação do Campus Ceres como um polo de referência em pós-graduação no Centro-Norte goiano. É um momento de celebração, mas também de reafirmação do [nosso] compromisso com a pesquisa e a pós-graduação”, concluiu.
COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres
Redes Sociais