Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Centro de Equoterapia comemora 20 anos
Início do conteúdo da página

Centro de Equoterapia comemora 20 anos

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 14 de Agosto de 2025, 18h23 | Última atualização em Segunda, 01 de Setembro de 2025, 22h47 | Acessos: 409

Celebração ocorreu por meio do Dia de Campo, evento tradicional na unidade, que trouxe profissionais, praticantes e entusiastas

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim


O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou, nesta última sexta-feira, 8 de agosto, a nona edição do Dia de Campo de Equoterapia. O evento, que tratou o tema do Transtorno do Espectro Autista (TAE) também celebrou os 20 anos da criação do Centro de Equoterapia da unidade.

Com uma mesa contendo autoridades dos municípios de Ceres, Carmo do Rio Verde e Rialma, o evento mostrou, antes de mais nada, a força da parceria entre o IF Goiano e os governos municipais. Graças a estes laços, o Centro de Equoterapia vem funcionando ao longo das últimas duas décadas, atendendo a milhares de praticantes em sua história.

 


(Esq. para dir.) Aline Ferreira, secretária de Assistência Social de Rialma, Marcela França, gerente de Extensão do Campus Ceres, Marco Antônio da Silva, vice-prefeito de Ceres, Adriano Braga, diretor-geral da Casa, a senadora fora de exercício Lúcia Vânia, Grasiele Silva, secretária de Saúde de Carmo do Rio Verde, e Sílvia dos Santos, coordenadora do Centro de Equoterapia

 

Sílvia dos Santos, que acompanhou a criação do espaço e o coordena há mais de 15 anos, reforçou a importância da equipe multiprofissional do Centro, que envolve servidores de Ceres e do próprio Instituto. “Sou muito grata à minha equipe, estão aqui comigo nessa luta já há bastante tempo, e este é um trabalho muito difícil, cansativo, mas eles são guerreiros, empenhados e amam o que fazem”, afirmou.

O diretor-geral do Campus Ceres, Adriano Braga, também falou sobre o impacto das parceiras e de acreditar no trabalho que vem sendo realizado pelo Centro de Equoterapia. “Sonho que se sonha junto se torna realidade – é muito gratificante quando a gente vê uma mesa que reúne três prefeituras, uma instituição de ensino federal e pessoas políticas que acreditam naquela causa”, afirmou.

Versando sobre o impacto do método terapêutico na vida dos cidadãos, Braga citou projetos de lei que incluem a equoterapia como prática a ser ofertada dentro do Sistema Único de Saúde e obrigam todos os entes federados a ofertarem, no mínimo, um centro para essa prática, de forma gratuita . “Quando forem aprovados, Ceres já vai estar à frente, porque aqui há 20 anos já temos essa parceria e já temos uma equoterapia pública”.

Aproveitando as comemorações de aniversário do Campus Ceres, que celebra seus 30 anos de história agora em 2025, uma convidada especial do evento foi a senadora fora de exercício Lúcia Vânia Abrão, figura importantíssima na luta pela criação da unidade, como escola agrotécnica federal, nas décadas de 1980 e 1990. Como amiga da Casa, tendo sido homenageada por turmas de formandos em diversas ocasiões, Lúcia Vânia recebeu, junto da servidora Sílvia dos Santos, a homenagem pelos préstimos realizados ao Campus.

 


Lúcia Vânia e Sílvia dos Santos, homenageadas pelos esforços realizados pelo Campus Ceres ao longo de sua trajetória

 

Em sua fala, a senadora chamou atenção para as ações de Assistência Social, que carecem não só de assertividade, mas de terem sua função compreendida em plenitude: “Quando se trata de assistência social, as pessoas acham que é apenas doar as coisas e esse é um vício que nós temos muita dificuldade de eliminar na assistência”, afirmou. Para ela, o Dia de Campo flui na direção correta, que é o da capacitação, da aposta na técnica, com eficácia: “Um evento como esse deveria ter participação de todos aqueles que entendem que saúde e assistência social, quanto bem elaboradas, produzem resultados eficientes. E o resultado que nós vemos aqui no Centro de Equoterapia é, definitivamente, positivo”.


O Centro de Equoterapia – Fundado em 2005 pelo então professor da Casa André Luiz de Melo, o Centro desde seus primeiros meses procurou fornecer atendimento a todos os que o procuram, de maneira indistinta. Assim, a triagem não envolve análises de renda, origem, nem mesmo residência, seguindo apenas a verificação da urgência de cada caso.

Atualmente o Centro de Equoterapia do Campus Ceres atende 244 praticantes por mês, oriundos de cinco municípios, entre eles os que participaram do evento, bem como os encaminhados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. A equipe é formada por oito profissionais, nas funções de fisioterapeuta, fonoaudiólogo e equitador, entre outras.

 


Dia de Campo ofertou o curso Primeiros Passos no Transtorno do Espectro Autista, ministrado pela psicóloga Rafaela Nascimento 

 

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres

Fim do conteúdo da página