Projeto do Campus Ceres é destaque em evento nacional
Caminhos da Ciência & Tecnologia, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ceres, foi celebrado como iniciativa inovadora de extensão
Por Tiago Gebrim
Fotos: Adriano Braga; Ualisson Oliveira
O projeto Caminhos da Ciência & Tecnologia foi destaque na Reditec 2025, que é o maior evento nacional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento, que ocorreu entre os dias 2 e 5 de setembro, em Bonito (MS), reuniu quase 1.200 gestores e trouxe mais de 50 atividades, divididas entre seis eixos temáticos. Foi justamente dentro do tema Extensão, Impacto Social e Internacionalização que o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) se destacou.
“É a primeira vez que uma experiência de campus do IF Goiano é apresentada no evento. Todos ficaram muito empolgados. São três anos executando o Caminhos da Ciência & Tecnologia, e o fato de ele ter sido aprovado entre tantas outras experiências enviadas de todo o Brasil mostra o impacto do projeto”, comemorou o diretor-geral do Campus Ceres, Adriano Braga.
Iniciativa inovadora, o Projeto Caminhos da Ciência & Tecnologia se desenvolve através de uma parceria entre IF Goiano, Prefeitura de Ceres e a Escola Municipal Pequeno Príncipe. Por meio dele, crianças do 1º ao 5º ano estudam as disciplinas eletivas da sua grade curricular dentro do Campus Ceres, durante todo o ano. O foco é apresentar aos estudantes rotinas e vivências científicas diretamente relacionadas aos eixos tecnológicos presentes na unidade.

Para a coordenadora do projeto, Marcela França, que é gerente de Extensão do Campus, a aprovação e apresentação na Reditec representam um importante reconhecimento em nível nacional. “Foi um ganho muito grande poder mostrar aos outros IFs o que a gente está fazendo aqui, um projeto grande em questão de proporção de número de pessoas atendidas e de famílias que também estão beneficiadas”, celebrou.
Atendendo aproximadamente 350 crianças por ano, o Caminhos da Ciência & Tecnologia é o maior projeto do Campus Ceres quando se considera o número de participantes e sua duração. Ainda assim, sua atuação vai muito além dos limites da escola-fazenda. “Nós chegamos na comunidade de uma forma muito ampla, porque por meio dele fazemos outras ações e temos desdobramentos, como as oficinas, as atividades que a gente desenvolve com essas crianças dentro da Instituição, em praças e em outras escolas”.

A cada semestre letivo, três eixos científicos são realizados com os participantes, de forma a promover uma experiência não só lúdica, como também de formação ampla. Ao longo dos três anos de execução do projeto, já foram trabalhadas práticas científicas em Ciências da Natureza, produção de mudas, criação de animais, práticas na língua inglesa, educação ambiental, histórias em quadrinhos e comportamento e cultura digital.
Somando-se as turmas já atendidas, diretamente, pelo Caminhos da Ciência & Tecnologia e os estudantes impactados em eventos do projeto, o número de participantes chega a 1.100. “Nós desenvolvemos ações e uma formação que eles levarão para a vida. Estamos incentivando de uma forma lúdica o ensino de ciência, envolvendo a agricultura, as tecnologias, a alfabetização científica da criança… É um tipo de projeto que não pode ser quantificado apenas em números, porque seu alcance vai muito além, em experiências e vivências muito ricas”, concluiu Marcela.


COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres
Redes Sociais