Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres realiza I Seminário de Sistemas de Informação

Campus Ceres realiza I Seminário de Sistemas de Informação

Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2016, 08h34 | Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2016, 00h03 | Acessos: 1118

Evento, que comemorou o Dia do Analista de Sistemas, foi realizado nas dependências do Campus Ceres e teve participação de estudantes do IF Goiano e da UEG

Público foi de 142 duas pessoas, entre estudantes do próprio curso, de cursos técnicos em Informática, Informática para Internet e Manutenção e Suporte em Informática, comunidade externa e servidores do campus (Crédito: Kleyton Valle)
imagem sem descrição.

Na noite da última segunda feira, 15 de agosto, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou o I Seminário do curso de Sistemas de Informação. O evento, primeiro dedicado aos acadêmicos desse bacharelado, comemorou também o Dia do Analista de Sistemas.

“Entusiasmo” foi uma das palavras proferidas pela coordenadora do curso, Jaqueline Ribeiro, ao se referir ao seminário. Presidido por ela, o evento lotou o Centro de Vivência do Campus Ceres, com um total de participantes três vezes maior que a quantidade de estudantes existentes na primeira turma do curso.

Durante sua fala, Jaqueline fez questão de enfatizar a importância dos acadêmicos participarem e se envolverem nas atividades desenvolvidas pelo curso, e concluiu que “o sucesso profissional precisa da identificação do trabalhador com a área escolhida”. A experiência exitosa do Seminário, organizado por um curso “nascido” há apenas um semestre, abre portas para realização de novos eventos semelhantes, que possam englobar estudantes de outras graduações e cursos técnicos da mesma área.

Programação – O I Seminário do curso de SI abarcou os temas de Robótica e novas tecnologias e Empreendedorismo e mercado profissional. O primeiro foi tratado pela palestrante Marlete Silva, da Escola Técnica de Brasília. Ela apresentou uma introdução sobre a robótica, iniciando pela definição do termo, que é aplicável a qualquer área, e tratou da construção de carrinhos, identificando peças, suas funcionalidades e os principais pontos de cuidado na seleção de componentes. Marlete falou também sobre aplicações destes para a saúde, como seu projeto em que carrinhos automatizados levavam remédios aos idosos e portadores de necessidades especiais.

A segunda palestra, Empreendedorismo e mercado profissional, foi ministrada pelo docente Elton Morais, do Campus Ceres da Universidade Estadual de Goiás. O palestrante fez um apanhado sobre o perfil esperado e os humores atuais do mercado de trabalho para o profissional de Tecnologia da Informação (TI).

Elton Morais, da unidade ceresina da UEG, encerrou o evento com palestra sobre o perfil do profissional de TI (Crédito: Kleyton Valle)

Fonte: Coordenação do Curso de Sistemas de Informação (adaptado)
Ascom Campus Ceres