Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres traz culturas e tradições goianas durante Desfile Cívico

Campus Ceres traz culturas e tradições goianas durante Desfile Cívico

Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2016, 19h01 | Última atualização em Terça, 18 de Setembro de 2018, 10h50 | Acessos: 2478

Cerca de 800 estudantes compuseram as comissões que representaram o IF Goiano durante Desfile Cívico Estudantil do aniversário de Ceres. Apresentação ocorreu também em Rianápolis, município limítrofe, no Desfile do Dia da Independência

imagem sem descrição.

Cultura e tradições de Goiás. Foi com esse tema que as 8 alas do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) entraram, no dia 04 de setembro, na Avenida Brasil, para participarem do Desfile Cívico Estudantil em comemoração ao aniversário da cidade. Com impecável organização, o Desfile do Campus Ceres foi aberto pelas comissões fixas: Porta-estandartes, Porta-bandeiras, Balizas, Comissão de Frente e Fanfarra, formadas por 86 estudantes dos cursos técnicos e de graduação da unidade.

Após a passagem das comissões, entraram na avenida as alas temáticas, representadas, cada uma, por um curso ou período de curso do Campus Ceres. A organização de cada ala ficou com um dos professores de cada curso, o qual, junto com os estudantes, selecionaram o que seria apresentado. Além disso, o grupo também cuidou da confecção de artes e fantasias, como foi o caso da belíssima réplica da Procissão do Fogaréu, que ocorre na Cidade de Goiás.

Apresentaram-se, representando diversos expoentes goianos:

- Ala das Manifestações Culturais goianas (representada pelos técnicos em Agropecuária);

- Ala da Literatura e personalidades goianas (representada pelos técnicos em Informática);

- Ala do Bioma Cerrado e suas características (técnicos em Meio Ambiente, Informática e Manutenção de Computadores);

- Ala dos Esportistas, com os estudantes vencedores da etapa local dos Jogos dos Institutos Federais;

- Ala dos Recursos Naturais de Goiás (representada pelos licenciandos em Química);

- Ala dos Recursos Tecnológicos (bacharelandos em Sistemas de Informação);

- Ala da Saúde em Goiás, representada por estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas, que aproveitaram o momento para divulgar a importância da doação de medula óssea;

- Atividade agropecuária em Goiás (bacharelandos de Agronomia e Zootecnia e mestrado em Irrigação no Cerrado).

Ao todo participaram das alas mais de 700 estudantes do Campus Ceres, em uma composição harmônica que procurou trazer para os espectadores ceresinos e rialmenses a diversidade cultural e de riquezas do nosso estado de Goiás. Ao mesmo tempo, mostrou-se a grande heterogeneidade de cursos e áreas de estudo que formam o Instituto Federal Goiano.

Homenagens – Outro ponto de destaque da apresentação do Campus Ceres foi a homenagem realizada ao senhor Ailton Garcia Barbosa e ao ex-diretor-geral Benedito Martins de Oliveira. Personagens importantes na história da Instituição, ambos vieram a falecer neste ano de 2016, o que motivou o IF Goiano a lembrar suas atuações durante o desfile.

Ailton Garcia teve participação importante na criação e implantação da Escola Agrotécnica Federal de Ceres, ainda no fim da década de 1980, e, ao longo dos anos, esteve presente no dia a dia da Instituição, apoiando e acompanhando a ações e abrangência do Campus Ceres para a comunidade.

Já Benedito Martins foi o primeiro diretor da então Escola Agrotécnica Federal de Ceres, e esteve à frente da autarquia entre os anos de 1993 e 1996. Durante sua gestão, o professor atuou de forma decisiva para a efetiva consolidação da Instituição, que à época iniciava sua atuação na comunidade do Vale de São Patrício.

Rianápolis – Além da apresentação durante o Desfile Cívico Estudantil de Ceres, o Campus Ceres também participou do Desfile de 7 de setembro da cidade de Rianápolis. Lá estiveram presentes membros das cinco comissões fixas, além de estudantes do curso técnico em Agropecuária, representando culturalmente o Estado de Goiás.

Acima, os estudantes do campus no Desfile do Dia da Independência em Rianápolis (GO)

Confiram os álbuns:

- Desfile Cívico Estudantil de Ceres