Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres tem 4 seleções abertas, para estudantes externos e do IF Goiano

Campus Ceres tem 4 seleções abertas, para estudantes externos e do IF Goiano

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2016, 16h44 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2016, 09h16 | Acessos: 2909

Para quem quer ingressar no Ensino Médio Técnico ou Superior, estão abertas as seleções para cursos técnicos e superiores. Para quem já faz graduação, aqui ou em outra instituição, ofertamos as vagas de transferência de curso. E exclusivamente para nosso estudante, está em curso a seleção para mobilidade acadêmica

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) está com quatro processos seletivos abertos, para aqueles que desejam ingressar no IF Goiano e para estudantes que já pertencem à Instituição. São as seleções para cursos superiores e técnicos, a seleção para transferência de cursos e o programa de mobilidade acadêmica, ofertado em parceria com outras instituições goianas. Saiba quem pode e como se inscrever em cada uma delas.

Processo seletivo para cursos superiores:
O processo seletivo tem inscrições abertas até 18 de novembro. Podem concorrer as pessoas que já tenham finalizado o Ensino Médio (ou que o concluam até dezembro de 2016) e tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2014, 2015 ou 2016.

Para essa seleção, que é unificada para todas as unidades do IF Goiano, não há aplicação de prova. O estudante irá concorrer com a maior nota que tiver obtido no Enem entre os anos de 2014 e 2016.

No Campus Ceres são ofertadas 200 vagas, divididas entre os cursos de Agronomia, Zootecnia, Sistemas de Informação e licenciaturas em Ciências Biológicas e Química. Outros cursos são ofertados nos campi de Iporá, Rio Verde, Urutaí, Morrinhos e Ipameri.

Processo seletivo para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio:
Esta seleção tem inscrições abertas até 07 de novembro. Podem concorrer aqueles que já tenham concluído o Ensino Fundamental (ou que irão concluí-lo até dezembro de 2016).

São ofertadas 280 vagas, para os cursos técnicos em Agropecuária, Informática para Internet e Meio Ambiente, na modalidade integrada ao Ensino Médio. Todos os cursos têm duração de três anos e são cursados em período integral (manhã e tarde).

Para essa seleção há prova de 60 questões, objetivas, que será aplicada no dia 27 de novembro, nas cidades de Ceres, Mozarlândia, Cavalcante e Porangatu.

Seleção para vagas remanescentes (transferência de cursos):
Esse processo oferta vagas para quem já está cursando o ensino superior em outras instituições – públicas ou particulares – e deseja ingressar no IF Goiano. Também há vagas para quem já concluiu um curso superior e deseja ingressar em uma nova graduação (portadores de diploma). Ainda é possível o estudante do próprio IF Goiano transferir entre cursos e unidades da Instituição, ou reingressar quando foi desligado por não regularizar sua matrícula.

Nos casos específicos de transferência, seja interna ou externa, o estudante precisa já haver concluído, com aprovação, o primeiro período do curso atual. Para quem vai reingressar, é preciso estar dentro do prazo máximo de curso, contado a partir de quando realizou sua matrícula.

São ofertadas vagas para os cinco cursos superiores do Campus Ceres. As inscrições para transferência são gratuitas e presenciais, devendo ser realizadas até 17 de outubro aqui no próprio campus, nos Registros Escolares de Graduação. A seleção é realizada por meio de análise das notas obtidas (extrato acadêmico) e de aplicação de prova dissertativa.

Mobilidade acadêmica (Pmipes):
Este programa é disponibilizado para estudantes de cursos superiores do IF Goiano que tenham interesse em cursar um período da graduação em outras instituições públicas goianas – Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal de Goiás ou Instituto Federal de Goiás.

A solicitação para participar do Pmipes deve ser realizada pelo estudante junto à coordenação de seu curso no IF Goiano, até o dia 14 de outubro. Somente podem participar aqueles que já tenham cumprido, pelo menos, 20% de sua carga horária total de curso e não tenham mais de duas reprovações acumuladas nos dois últimos semestres cursados.

Ascom Campus Ceres