Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Iniciativa leva Laboratório de Anatomia a estudantes de Ceres e Rialma

Iniciativa leva Laboratório de Anatomia a estudantes de Ceres e Rialma

Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2016, 00h40 | Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2016, 12h43 | Acessos: 1684

Concebido como projeto de extensão, o Laboratório de Anatomia Itinerante visita escolas públicas e particulares de Educação Básica, promovendo contato dos estudantes com peças de anatomia animal e humana

Laboratório de Anatomia no Colégio São Tomaz de Aquino, em Ceres. Apresentações também estão abertas a Instituições de Ensino Superior.
imagem sem descrição.

Ter contato com as Ciências Biológicas de uma forma prática. Essa é a experiência que o projeto Laboratório de Anatomia Itinerante, do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), tem promovido a jovens estudantes das escolas de Ceres e Rialma. O trabalho já é realizado há cerca de dois anos, sem nenhum custo para as instituições.

Desenvolvido pelo docente Thiago Qualhato em colaboração com os próprios acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus, o projeto consiste em uma apresentação de peças anatômicas animais e humanas nas escolas, por meio de um roteiro estruturado. “Nosso objetivo é divulgar e difundir conhecimentos sobre anatomia junto à comunidade, por meio de visitas às escolas de ensino básico, realizando a construção do conhecimento por meio do ensino não formal”, explica Qualhato.

Desde sua concepção, o projeto já percorreu cinco escolas dos dois municípios, além de receber outras escolas para a atividade diretamente no Campus Ceres. Não há seleção prévia ou nenhuma formalidade específica: para receber o Laboratório de Anatomia Itinerante, basta que a escola manifeste interesse e agende a visita junto à Gerência de Extensão do campus.

As peças apresentadas são previamente preparadas pelos licenciandos em Ciências Biológicas do Campus Ceres, por meio de técnicas específicas, como dissecação e montagem dos esqueletos. Toda a atividade é supervisionada, da saída do Instituto a seu retorno, com as devidas precauções de segurança.

Apresentação – As visitas são realizadas por meio de dois momentos. Primeiramente, é realizada uma dinâmica com os estudantes da turma, ocasião em que são discutidos temas referentes a anatomia humana e animal de forma bem descomplicada e descontraída. Findado esse momento, os estudantes participam de uma espécie de Feira de Anatomia, onde têm a oportunidade de observar e conhecer diversas estruturas, como órgãos, glândulas e ossos, além de esqueletos completos e outras peças pertencentes ao Laboratório de Anatomia do Campus Ceres.

Conhecer para não temer – De acordo com Thiago Qualhato, o contato desde cedo com as peças de anatomia desmistifica o tema para o estudante, a partir de uma abordagem leve. “O primeiro contato dos graduandos com material cadavérico, humano ou animal, é muitas vezes marcado por uma impressão negativa, o que acaba interferindo no processo de aprendizagem da disciplina. O contato mais precoce com tais materiais não só pode ajudar como melhorar a compreensão desse assunto”, ilustra o professor.

Apresentação no Colégio Estadual Rui Barbosa, em Rialma

Ascom Campus Ceres