Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Câncer de mama é tema da abertura do VI Simbio

Câncer de mama é tema da abertura do VI Simbio

Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2016, 21h37 | Última atualização em Terça, 18 de Outubro de 2016, 01h05 | Acessos: 2143

Simpósio organizado pelo curso de Ciências Biológicas ocorre entre 03 e 05 de outubro, com o tema Saúde, Meio Ambiente e Escola

Raquel Rêgo, médica e presidenta da associação Amigas do Peito
imagem sem descrição.

Na noite desta segunda-feira, 03 de outubro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou a solenidade de abertura de seu VI Simpósio de Ciências Biológicas (Simbio). O evento é uma realização anual do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, organizado por seus professores e acadêmicos, e ocorrerá até o dia 05 de outubro.

Em 2016, o tema escolhido para o Simbio foi Saúde, Meio Ambiente e Escola. Assim, o simpósio quer tratar de assuntos atuais e pertinentes não só às Ciências Biológicas, mas também a outras áreas do conhecimento, como a da Saúde. Nas palavras da comissão organizadora, o evento tem o importante objetivo de “contribuir para a formação de profissionais conscientes e que atuem como sujeitos transformadores da realidade”.

A programação de abertura teve como destaque a palestra da médica Raquel Rêgo, pertencente ao contexto regional do Vale de São Patrício. O assunto tratado foi o câncer de mama, desde a ênfase clínica até a questão social que envolve as mulheres (e homens) que são acometidos da doença. A discussão é propícia: não por acaso, é no mês de outubro que se realiza, em âmbito mundial, campanha de prevenção ao câncer de mama.

Durante sua fala, Raquel também apresentou o trabalho da organização não governamental Amigas do Peito, a qual preside. A ONG, com sede na cidade de Rialma, atende a mulheres com câncer de mama nos municípios do Vale de São Patrício, oferecendo ajuda psicológica e financeira, além de arrecadar doações para auxiliar no tratamento das pacientes.

Doação de cabelos – Ainda durante a abertura do VI Simbio foi lançada a campanha Descabelando de Amor, de iniciativa de professores do Campus Ceres. A campanha tem como objetivo encorajar homens e mulheres a fazerem doação de cabelos, os quais serão utilizados para confecção de perucas para mulheres em fase de tratamento de câncer.

Como forma de apoio, a cabeleireira Denise Faria, esposa do docente Oscar Lopes, do Campus Ceres, se prontificou a realizar cortes de cabelo gratuitamente, durante a solenidade. A campanha seguirá até o dia 05 de dezembro, e aqueles que se interessarem em participar poderão entregar suas doações no próprio campus.

Conheça a programação do VI Simbio

Mesa diretiva foi composta por membros da gestão do IF Goiano e do Campus Ceres, além da presidenta do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas, Jozane Vieira (à esq.)

Denise Faria e a voluntária Andressa Rezende, antes...

... e depois da doação dos cabelos

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres