Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres desenvolve projeto de extensão em Astronomia

Campus Ceres desenvolve projeto de extensão em Astronomia

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 10h27 | Última atualização em Quarta, 19 de Outubro de 2016, 03h05 | Acessos: 1626

Curso Jovens Astrônomos explica Astronomia por meio da física e da observação dos planetas. Atividade é desenvolvida em paralelo com a iniciativa Astronomia Itinerante, que pretende visitar cidades do Vale de São Patrício

Integrantes do projeto Jovens Astrônomos. Ao centro, o coordenador, Marcelo Coêlho
imagem sem descrição.

Desde o primeiro semestre de 2016, um grupo de estudantes tem se reunido para tratar de um assunto que instiga a muitos: Astronomia. Da observação dos céus rigorosa e científica à inspiração paras artes desde os primórdios, o conhecimento sobre o Cosmos inquieta e costuma expandir, quanto mais a fundo seguimos, as dúvidas e possibilidades do saber. É nesse sentido que se estruturou, no Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), o projeto Jovens Astrônomos, que atualmente oferta curso de extensão sobre Astronomia para estudantes entusiastas do tema.

A iniciativa partiu do físico e docente do campus Marcelo Coêlho, ao explorar as potencialidades do telescópio adquirido pela unidade em 2011 e o bom desempenho dos estudantes nas edições da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “Em 2009, na comemoração ao Centenário Internacional da Astronomia, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) lançou um edital para que os Institutos Federais interessados em desenvolver projetos na área da Astronomia, pudessem adquirir seus telescópios. O Campus Ceres elaborou um projeto e conseguiu o recurso”, conta Marcelo, e enfatiza que, anualmente, mais de 100 estudantes dos cursos técnicos do Campus Ceres têm participado da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

O coordenador do projeto Jovens Astrônomos conversou conosco e deu detalhes sobre o desenvolvimento do curso, além das observações realizadas cotidianamente com o telescópio, abertas a qualquer pessoa interessada.

Quantos estudantes, atualmente, estão encampando o projeto?
A proposta inicial era de 40 vagas, no entanto, quando abrimos para as inscrições, tivemos 98 inscritos. Numa primeira seleção efetivamos 47 discentes, mas hoje, frequentando o curso e matriculados na Gerência de Extensão, temos 51 estudantes.

Qual o período dos encontros?
O curso teve início (formal) em 1º de setembro e se encerra em 1º de dezembro. Serão 3 meses de curso. As aulas teóricas ocorrem todas as quartas feiras, no horário das 11h às 12h, em sala de aula. Mas, dependendo da atividade a ser desenvolvida, a aula pode ocorrer no Laboratório de Física ou no pátio, por exemplo.

Como estão se desenvolvendo os estudos teóricos do projeto? O que é discutido, em linhas gerais?
O curso segue muito bem, já iniciamos a introdução dos conteúdos básicos, como conhecimento da História da Astronomia, que vai desde a antiguidade até os tempos modernos; abordamos as leis da gravitação universal de Newton e falamos sobre as leis de Kepler. Todo esse assunto foi repassado aos alunos via explanação teórica, recursos de mídia e também das apostilas preparadas para esse fim.

No momento, já iniciamos atividades práticas que desenvolvam a percepção dos estudantes quanto a forma das órbitas dos planetas e cometas. Estas atividades têm por objetivo corrigir informações equivocadas, às vezes encontradas em livros de Ciências Naturais e Geografia, sobre a forma das orbitas dos planetas.

Em linhas gerais, o curso trata de informações básicas sobre a astronomia, como: origem, teoria vigente sobre a criação do universo, orbitas dos planetas, eclipses, comparação do tamanho dos planetas com o sol, entrevistas com astrônomos brasileiros e visitas a museus e planetários.

As observações com o telescópio seguem um calendário previamente determinado?
Os momentos de observações fazem parte de um outro projeto maior, no qual o curso Jovens Astrônomos está inserido, que é a Astronomia Itinerante: o céu para todos. Alguns estudantes frequentantes do curso Jovens Astrônomos são bolsistas e voluntários no desenvolvimento do projeto Astronomia Itinerante. Mas as observações seguem sim um calendário, embora nem sempre seja possível segui-lo rigorosamente, tendo em vista que a janela de observação está sujeita a alterações climáticas. Quando ocorrem estes imprevistos, é preciso cancelar a atividade de observação ou adiá-la.

É possível que pessoas externas ao projeto possam participar das noites de observação?
A população é sempre bem vinda às nossas observações, assim como a comunidade interna também. Nessa primeira fase do desenvolvimento das observações, nossos alunos bolsistas e voluntários estão desenvolvendo seus conhecimentos, adquiridos no curso Jovens Astrônomos. Assim, por enquanto, estas observações estão ocorrendo restritamente no âmbito do campus e com pouca divulgação para a comunidade externa. No entanto já está previsto a realização de observações noturnas com prioridade para a comunidade externa e com ampla divulgação. Ao todo serão cinco cidades do Vale do São Patrício que receberão a visita dos jovens astrônomos, com o projeto Astronomia Itinerante.

Servidora do Campus Ceres participa de noite de observação no telescópio, em 30 de setembro

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres