Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres tem mais de 40 pesquisas em andamento

Campus Ceres tem mais de 40 pesquisas em andamento

Publicado: Segunda, 10 de Outubro de 2016, 23h13 | Última atualização em Sábado, 22 de Outubro de 2016, 00h18 | Acessos: 1321

De Iniciação Científica a campo para desenvolvimento de projetos de pós-doutorado, unidade ceresina consolida a pesquisa científica como instrumento de desenvolvimento local e regional

A mestranda Nívea Reges, que desenvolve pesquisa com café arábica
imagem sem descrição.

A cada dia, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) aprofunda suas ações no sentido da pesquisa científica. Quase sete anos após sua transformação em Instituto Federal, a unidade oferta oportunidades de iniciação científica para estudantes do Ensino Médio Técnico e da graduação, além do seu primeiro curso de mestrado profissional, ofertado a partir do início de 2015.

“Temos, atualmente, 37 estudantes bolsistas do Programa de Iniciação Científica do Instituto, dos cursos técnicos e superiores, e outros 49 que atuam voluntariamente”, explica Marcos Sousa, responsável pela Divisão de Iniciação Científica do Campus Ceres. Todos esses estudantes são orientados por 41 servidores da unidade, que são proponentes e coordenadores das pesquisas.

Outro impulso para a pesquisa no Campus Ceres foi dado a partir da aprovação, em 2014, do Programa de Pós-Graduação em Irrigação no Cerrado. Ofertado na modalidade de mestrado profissional, o programa já possibilitou ingresso quatro turmas, totalizando 28 estudantes. Característico da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o mestrado profissional tem suas pesquisas orientadas para aplicação prática, com vistas ao desenvolvimento local e regional (o que, aliás, é uma das finalidades dos Institutos Federais).

Campo de pesquisa para pós-doutorado – Além do desenvolvimento de projetos e pesquisa em três níveis – Ensino Médio Técnico, Superior e pós-graduação –, o Campus Ceres também abarca, atualmente, três estudos de pós-doutorado em execução. “São pesquisas associadas ao desenvolvimento de fertilizantes organominerais, protocolos de micropropagação de bromélias e desempenho de cultivares de café arábica, sob condições irrigadas”, conta o gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do campus, Thony Carvalho. Os projetos são desenvolvidos por pesquisadores externos, que atuam aqui por meio do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Divulgação no V Ceict – As pesquisa em desenvolvimento no Campus Ceres tiveram sua divulgação realizada no V Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do IF Goiano, que ocorreu entre 21 e 23 de setembro, no Campus Iporá do Instituto. “A participação dos estudantes pesquisadores do nosso campus foi expressiva, com 18 pesquisas apresentadas no formato oral e 53 apresentações em pôsteres”, destaca Marcos. Dentre esses, foi premiada a pesquisa intitulada Avaliação da glicerina loira como agente conservador de peças anatômicas e o uso como material didático nas aula de anatomia, da estudante Érica Gomes Costa.

Estudantes do Campus Ceres em viagem para o V Ceict, em Iporá (Crédito: Marcos Sousa)

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres