Campus Ceres dá inicio à XVII Feira de Ciência e Tecnologia
Cerimônia de abertura trouxe também a I Feira da Diversidade Cultural, que explora costumes e tradições dos cinco continentes. Exposição de trabalhos científicos segue até 19 de outubro
Nesta segunda-feira, 17, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) deu início à 17ª edição de sua Feira de Ciência e Tecnologia. O evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e ocorrerá até 19 de outubro, sendo aberto a visitação da comunidade. Juntamente à abertura ocorreu a Feira da Diversidade Cultural.
Responsável pela divulgação científica e dos projetos de inovação desenvolvidos no campus, a Feira de Ciência e Tecnologia é considerada o maior evento de pesquisa e extensão do Vale de São Patrício. Dela participam os estudantes de Ensino Médio Técnico do IF Goiano, como executores de projetos, e também os estudantes de graduação, como coorientadores.
Muitas culturas – Integrada à Feira de Ciência e Tecnologia, o Campus Ceres realizou, também, a Feira da Diversidade Cultural. Esta deriva de um projeto levado a cabo em 2014, junto aos estudantes formandos do Ensino Médio Técnico, e que representou tradições e curiosidades das cinco regiões brasileiras, ficando conhecida como “Feira das Regiões”.
Estudantes da 1ª série do curso técnico em Agropecuária apresentaram danças típicas de Portugal
Em 2016, a Feira de Diversidade expandiu sua representação para os cinco continentes – América, África, Oceania, Ásia e Europa –, além de países específicos, como Jamaica, Portugal e Espanha. As apresentações foram realizadas por estudantes de todas as séries do Ensino Médio Técnico e iniciaram-se com um desfile com trajes típicos e características de cada região brasileira ou continente.
Após a entrada, estudantes de cada turma apresentaram danças típicas ou de músicas específicas de diversas regiões ou países. Entre os representados estavam Portugal, Jamaica e as regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil. Nas palavras da equipe de professores responsável pela Feira da Diversidade, seu objetivo é “ser espaço de troca, valorização, mostra, convivência e reconhecimento da diversidade cultural do Brasil e do mundo, [essenciais para] o desenvolvimento humano e a construção da cidadania”.
O Carimbó, ritmo típico do estado do Pará, foi base para representação da região Norte do Brasil
Ascom Campus Ceres
Redes Sociais