Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Estudos de Astronomia se aprofundam no Campus Ceres

Estudos de Astronomia se aprofundam no Campus Ceres

Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2016, 16h08 | Última atualização em Sábado, 17 de Dezembro de 2016, 00h16 | Acessos: 1687

Grupo de estudantes receberam visita de clube goianiense de Astronomia para capacitação e promoveram roda de conversa no Dia do Astrônomo

Fotografia realizada durante observação no Dia do Astrônomo (Crédito: Daniel Junior)
imagem sem descrição.

Desde o último mês de setembro, o grupo de extensão Jovens Astrônomos vem realizando atividades formais de pesquisa, estudo e discussão da astronomia. As observações celestes – parte prática do curso – já ocorriam desde junho deste ano, quando o uso do telescópio do Campus Ceres passou a ser demonstrado para os estudantes. Os propósitos e atividades do grupo já foram alvo de reportagem há cerca de dois meses.

Agora os Jovens Astrônomos, que integram também o projeto Astronomia Itinerante, estão em busca de aprofundar seus estudos e discussões por meio do contato com outras organizações com mesmo foco de interesse. A primeira ação nesse sentido ocorreu no final do mês de novembro – nos dias 18, 19 e 20 –, quando os estudantes promoveram um acampamento no Campus Ceres para receber membros do Clube dos Astrônomos Amadores de Goiânia. Coordenado pelo estudante Lucas Freitas, do curso de Física da Universidade Federal de Goiás, o grupo participou de atividades e ministrou palestras aos entusiastas do IF Goiano.

“As atividades propostas pelo Clube envolveram cerca de 25 participantes. No desenrolar da programação houve palestra sobre a formação do universo; criação e mortes das estrelas; discussão sobre o projeto Apollo e também sobre supercondutividade. Também foram ofertadas duas oficinas de extrema importância e interesse para a formação dos jovens astrônomos: uma sobre astrofotografia e outra sobre construção de foguetes de garrafas pet”, explica Marcelo Coelho, professor de Física do Campus Ceres e coordenador dos projetos Astronomia Itinerante e Jovens Astrônomos.

Equipe do projeto Jovens Astrônomos e do Grupo de Astrônomos Amadores de Goiânia, durante evento de formação (Crédito: Jovens Astrônomos)

Os estudantes que participaram do evento mostraram-se ainda mais entusiasmados. Entre as discussões e aprendizagens, ressaltam também a importância em planejarem e organizarem um evento e a evidência do apoio recebido por meio da gestão do Campus Ceres. “Durante o evento nos foram dadas dicas incríveis sobre a manipulação do equipamento de astronomia da escola, isso sem contar, claro, a quantidade de informações sobre astronomia que nos foram passadas. Dentre as coisas que aprendemos nestes dias, uma muito importante foi justamente valorizar o apoio que recebemos da instituição em geral, em especial da Gerencia de Extensão, que sempre nos auxilia”, relata o discente Matheus Cândido, membro dos projetos.

Gustavo Faquim, outro participante do projeto, destaca o número de participantes no evento, que ocorreu num fim de semana: "O Clube dos Astrônomos Amadores de Goiânia surpreendeu a todos ao tratar ciência e , principalmente, astronomia de uma forma dinâmica, divertida e interativa, durante nosso primeiro evento de formação. Durante todo o evento, que durou três dias, percebemos muita atenção por parte dos membros do Clube, que conseguiram cativar um público relevante mesmo durante o final de semana, em que muitos estudantes do campus não tem transporte para participarem de atividades semelhantes."

Comemoração ao Dia do Astrônomo – Dando continuidade aos encontros de observação astronômica, o grupo Jovens Astrônomos também promoveu, na última sexta-feira, 02 de dezembro, uma noite especial para comemorar o Dia do Astrônomo. O evento, aberto ao público do campus e da comunidade externa, teve momentos para observação com uso do telescópio e bate papo sobre a história da Astronomia e seu desenvolvimento contemporâneo. O encontro marcou o último evento público do grupo, que deve retornar às suas atividades de observação em fevereiro de 2017.

Integrantes do Grupo Jovens Astrônomos em fotografia realizada no Dia do Astrônomo (Crédito: Jovens Astrônomos)